segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Vídeo Game: do atual imaginário ao futuro real


By Eng Leonardo

Na época áurea do CJBr no Call of Duty: World at War do XBox 360, alguns amigos meus e eu estávamos realmente jogando demais esse título. Todos nós estávamos no último level do 10º prestígio, o que quer dizer que todos nós tínhamos evoluído 11 vezes até o level 65.

Um dia desses de jogatina aconteceu o seguinte diálogo dentro da sala de jogo:

Player 1: Hoje eu sonhei que eu estava na guerra, jogando dentro do Call of Duty!
Player 2: Eu também já sonhei isso!
Player 3: Nossa. Eu já sonhei isso várias vezes!
Player 4: Eu também!
Player 5: Acho que estamos jogando demais, porque eu também já sonhei que estava dentro do CoD e não foi uma vez só não!

A partir deste momento começamos a comentar como deveria ser a mente de uma pessoa que passa por uma guerra e como é engraçado (ou trágico) acontecer isso com a gente, mesmo com todo mundo tendo a clara consciência de que Call of Duty é somente um jogo. Um jogo que o clã está mais do que acostumado a jogar e que em nenhum momento nos impressiona ou causa surpresa pela violência.

Mas onde eu quero chegar com isso?

Nesse fim de semana tive a oportunidade de assistir Gamer em HD. O filme conta a história de pessoas condenadas à morte ou apenas sem dinheiro, que em troca desse dinheiro ou de sua liberdade submetem-se a uma espécie de implante cerebral que permite que outras pessoas, mediante ao pagamento de uma taxa ou mensalidade, possam controlá-las dentro de um “mundo” construído para ser o palco do jogo.

O filme mostra basicamente dois tipos de jogos. Um que é uma espécie de Second Life e outro que se não é Call of Duty é o irmão gêmeo ou quem sabe o tataraneto dele. Achei extremamente impressionante como me senti dentro de Call of Duty enquanto assistia ao filme. A movimentação, armas, estratégias entre outras coisas, me levaram direto para dentro do clã CJBr no CoD! Com a diferença de que as imagens reais com pessoais reais sendo mortas me impressionaram bastante.

Foi aí que fiquei pensando. O mundos dos vídeo games tende a chegar nesse grau de evolução. Talvez não onde controlaremos o cérebro de pessoas reais com nossas mentes, mas onde veremos imagens de pessoas reais em alta definição na nossa tela de TV ou quem sabe em um projetor tridimensional. Lembrem-se que já vimos pessoas reais dentro de um vídeo game a 17 anos no jogo Mortal Kombat. É claro que a baixa definição não nos causava tanta má impressão, mas mesmo assim a ESRB, organização que analisa, decide e coloca as classificações etárias indicativas nos jogos, foi criada por causa de Mortal Kombat.

Agora eu pergunto: quando os vídeo games tiveram finalmente a capacidade de reproduzir fielmente a realidade, que impacto isso trará às nossas mentes e à nossa sociedade? Você consegue imaginar isso?

80 comentários:

  1. Eu fico imaginado então como vai ser o GTA.
    @Eng Léo
    se você fosse comprar um playstation 3 hoje, compraria o slim ou o normal?

    ResponderExcluir
  2. eu ja sonhei isso e acho que nesse grau de evoluçao é capaz de existir isso LEO voce acha que eu deveria comprar um play 3 so pra jogar na psn?

    ResponderExcluir
  3. Se no futuro tivermos graficos 100% reais, os jogos poderão afetar as pessoas e aí sim teremos problemas.
    Com o subconsciente afetado, uma pessoa pode achar que o jogo é a vida real e começar a fazer na vida real o que fazia no jogo.

    E tambem, por causa disso, muitas pessoas abandonarão os videogames, que, com o tempo, vai acabar perdendo a força que tem hoje.

    Ou até mesmo pode vir a ser proibido (não estou falando de classificação etaria, e sim de PROIBIÇÃO).

    Espero que eu esteja errado, pois esse nao é o futuro que nenhum gamer deseja para a industria de entreterimento interativo.

    ResponderExcluir
  4. O Leo tá filósofo né!?

    Brincadeira! =p

    AHUIhuiAHuaIHuiHIA

    [CJBr]Brm_BR

    ResponderExcluir
  5. Leo... em q PSN tu joga?

    ata e eu sempre me imaginei jogando isso... e daki a pco não terá mais para onde evoluir na minha opinião...

    ResponderExcluir
  6. muito legal essa postagem
    a LEO teus videos sao de+ serio mesmo...vc falou num video q vc fez do LittleBigPlanet pra ps3 q se vc tivesse um filho q vc iria compra um ps3 para ele!
    sabe de uma coisa eu sou teu filho kkkkkk
    brincadeira.falow
    otima semana ai pra vcs da CJBR.

    ResponderExcluir
  7. seria bom a evolução vai nos traser novas esperiencias nao sei se gostaria pra min so preciso evoluir nos graficos nao e preciso levar para uma dimensão prefiro jogo normal realmente mas ,que venha.

    ResponderExcluir
  8. Pois é Leo, acho que ai vão respeitar mais as classificações!

    ResponderExcluir
  9. Cara, eu já sonhei que fazia parte de um jogo, mas nada comparado ao que existe no mundo do game. Mas me reportando à sua pergunta: eu acho que mesmo que aconteça algo similar ao que acontece no filme, a gente vai se acostumar, se adaptar e depois de um tempo vai ser tudo natural, assim como aconteceu com os games atuais.

    Vejo o blog desde 2008, com o vídeo dos zumbis maratonistas e gosto bastante dos reviews.

    Dá uma passada lá no meu humilde blog (www.elitexbox360.wordpress.com). Ainda tô arrumando a casa, mas vale dar um pulinho por lá.

    ResponderExcluir
  10. @ LEO

    vc ja viu um filme chamado resgate do falcão negro esse filme e iqualzinho o cod mw cara sem nosão e muito legal parecia que tava jogando cod so que com caras reais shushush

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda nao assisti esse filme, mas vo com certeza.
    Eu nunca sonhei com o COD, mesmo jogando quase todo dia, mas realmente acho q o video-game pode evoluir muito ainda.(Quem sabe os video games de setima geração sejam os primeiros passo para surgir uma SKNET.HAHAHAHAAHAHaté parece)

    ResponderExcluir
  12. Realmente, não sei até onde isso chega mas com certeza não vai ser como no filme... acredito que até um certo ponto os games vão parar de "evoluir" e passar a ter outro foco (não só ser mais realidade possível)...

    Vídeo game quando é muito fiel a realidade, chega a ser chato. Eu jogo video game para "fugir da realidade" e me divertir.

    Chegar ao ponto do filme Gamer não vai chegar, é apenas um filme, "por mais real que possa ser", é apenas um filme... (minha opinião, é claro!)

    ResponderExcluir
  13. Leo, eu não cheguei a pensar assim tão distante como você, pois ainda estou saboreando a tecnologia que existe nos dias de hoje. Porém, penso eu que em um futuro não tão distante deste haverá uma evolução incontestável retratando fielmente a realidade. Abraço. Thom

    ResponderExcluir
  14. ae Eng_Leo eu tam bem já sonhei com CoD 6 ! olha que eu to level 45. acho q to jagando muito com a a galera do clã ! a e Eng_Leo o que é prestígio e pra q serve? eu não sei pq o MW 2 é o primeiro CoD que eu jogo!

    ResponderExcluir
  15. Também já vi esse filme, acho que todas as pessoas que jogam videogame tem que diferenciar mundo real do mundo virtual, tenho certeza que todos daqui não vão sair matando como fazem nos jogos, temos consiência que é so um jogo, mas infelizmente existem pessoas que não conseguem fazer essa distinção.

    O futuro dos games tende a chegar mais perto do real, mas não "ser real" como é mostrado no filme, eu vejo que eles tentam colocar o GAMER cada vez mais dentro do console interagindo mais como no Wii, e mais ainda com o Project Natal da Microsoft.

    Processadores melhores, mídias que suportam grandes jogos em Full HD, substituição de controles por movimentos, esse é o futuro dos games.

    Uma coisa que eu vejo é que toda nova mídia no mercado o PlayStation estava adotando, tudo que era novo, a Sony colocava, no PSone era o CD, no PS2 o DVD, agora no PS3 o Blu-ray, no PS4, acredito que eles continuarão nessa trajetória, por isso o PS3 vai ficar um bom tempo, até porque já existem investimentos em novas capacidades de Blu-ray.
    O que se fala é que o substituto do Blu-ray será o CD Holográfico que terá nada mais nada menos que 1TB de capacidade, isso mesmo 1 Terabyte.

    ResponderExcluir
  16. Eu to com esse filme aqui na minha casa!!!!

    ResponderExcluir
  17. Po mortal konbat e o mundo jogava muito no mega drive e no psone que foi o melhor o mortal kombat trilogy mas de 40 personagens era show sabia brutalite fatality de quase todos.A e esse filme ai pareçe ser muito bom.

    ResponderExcluir
  18. Estamos caminhado para este nivel de graficos em jogos, aaii depende de cada pessoaa saber diferencia a realidade virtual do mundo real....

    ResponderExcluir
  19. Boa matéria.Refletiu bem o futuro dos jogos.

    ResponderExcluir
  20. Nossa léo q boa postagem essa!!
    mais interessante ainda aquela pergunta no final: que impacto isso tra-rá às nossas mentes e à nossa sociedade?
    mais toma-rá q o videogame evolua a esse ponto
    obs:e eu esteja vivo
    flows otima postagem como sempre

    ResponderExcluir
  21. Quando os video games assumirem, o nivel de realidade maximo, muita gente vai ficar louca, ate por que no jogo WORLD OF WARCRAFT, que tem os graficos "RUINS", tem gente que se mata, imagine você controlando pessoas reais.
    Agora fugindo do assunto
    Leo o que você diz sobre os titulos
    DRIVER 4 & GEARS OF WAR 3?
    ps: por favor responda estou ancioso com o DRIVER 4 e o gears 3.

    ResponderExcluir
  22. @Eng Leonardo
    vc escreveu Call "off" Duty
    na fala do player 1, seria bom corrigir

    ResponderExcluir
  23. @ Lucas zacchi
    O normal.

    @ Mauricio
    Se você não joga na LIVE eu recomendo sim.

    @ JuLiAnO RoEsE
    Juro que eu nunca ví a sua progenitora. rsrsrsr
    Brincadeirinha.

    @ Rennay
    Eu acho que esse eu não ví ainda. :)

    @ WiLl
    No CoD6 não serve pra nada. Só pra dar prestígio mesmo. rsrsrs

    @ Matheus
    Valeu. Já arrumei lá. :)

    ResponderExcluir
  24. Pra mim O Cod traz um realidade tão grande que eu poderia passar horas e horas jogando, parece que ele te prende e a realidade até certo ponto que esse jogo contém me faz sentir muito bem, pode ser que até não seja pela matança e sim pela diversão ficar zuando com os amigos e também a estrategia usadas nos team deathmacht's

    abraços leo..

    ResponderExcluir
  25. Hoje em dia os graficos de alguns jogos estão tão bons que já da a impressão de estarmos matando pessoas reais não. Eu imagino que no futuro vai ser não muito diferente do agora. E mesmo que acontecer de chegarem a proibir os jogos de guerra, ainda teremos outros gêneros não é? Teremos Jogo de corrida, jogos tipo The Sims (que eu odeio mais vai ter). Eu sinceramento não acho que isso vai acontecer. Flw Parabéns pelo blog xD!

    ResponderExcluir
  26. não sei pq, mas prefiro um ar de virtualidade. não me vejo jogando um jogo assim, posso me enganar se caso algum dia chegue a sair um jogo assim. só jogando pra saber :D

    ResponderExcluir
  27. cara eu tb ja sonhei com isso
    mas foi muito mais assustador
    não sei se voces conheçem um jogo chamado
    Sparta total war para Playstation 2
    mas
    um dia sonhei que estava no meio de uma guerra medieval
    foi muito assustador era denoite tinha mostros
    mas quando acordei me deu uma vontade de jogar esse jogo e fui jogar !
    Agorá tenho o Xbox 360
    mas isso faz um tempo

    ResponderExcluir
  28. Francamente, acho que como está, já está bom. Penso que se as coisas evoluirem mais que isso vai perder a graça.

    Uma vez meu tio comprou esse filme pra gente assistir, mas quando ele abriu o pacotinho e pois no DVD era um filme pornô...
    Dai ele foi lá na banquinha trocar e o cara falou que não tinha mais o "GAMER"

    kkk³

    ResponderExcluir
  29. Eu ja vi o filme.Vê o filme é muito bom.

    ResponderExcluir
  30. Bom, minha opinião é que nenhum jogo afeta uma pessoa NORMAL.

    A algum tempo um retardado explodiu um cinema, e depois colocou a culpa no jogo Doom 3, bom sera que a culpa realmente foi do Doom 3? Porque se fosse assim EU ja teria explodido um cinema, MUITA gente ja teria feito isso.

    Isso prova que a culpa não é do jogo, e sim do inutil que o joga e não sabe diferenciar a realidade doque é virtual né?

    Bom, eu espero que um dia os jogos fiquem realmente 100%, mais aí ja é outra coisa para os idiotas que só fazem besteira culpar os games

    ResponderExcluir
  31. é um filme falando sobre o futoro dos games é isso??

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. kkkkk xD ahh parabens pelo blog agora ter o .com.br fico muito bom assim fica mais facil para acessar xD ae tenho 1 pergunta pra ti
    no bioshock vc salvou todas as litle sisters ? pq eu so matei umas 4 xD e o final apareceu elas matando todo mundo!

    ResponderExcluir
  35. Cara na minha opiniao axo q os games tenq continuar asim en apenas graficos . sem chegar a perfeisao um dia um dia se os games ficarem igual a realidade ficara sem grasa na minha opiniao perde toda inpresao de jogo ficar igual a realidade

    ResponderExcluir
  36. eng leo vc sabia q vc nao tem todos os consoles de setima geraçao vc sabia q temm um chamado zeebo q é brasileiro certo??

    ResponderExcluir
  37. sera msm eng leo, bom eu espero q isso um dia se torne verdade e quem kise me add na live o meu no eh XDLucasXD

    ResponderExcluir
  38. eu assisti ontem mas tem uma coisa naquela historia é como se o futuro todos fossem inuteis e não ligacem pro bem estar de ninghuem

    ResponderExcluir
  39. Que loucura sonhar com jogos rsrs

    Acho que eu já devo ter sonhado, e todo mundo que joga já deve ter sonhado, o problema é que a maioria (eu por exemplo) não lembra dos sonhos. E esse filme parece bem legal, e com o protagonista que fazia o Dexter deve tá melhor ainda :)

    Bem, mas mudando de assunto Leo, vc conheçe algum tipo de HD externo pra se botar no PS3? O meu só tem 40 GB e tá quase acabando a memória, e eu não quero exluir os jogos antigos, vai que um dia me dê vontade de jogar xD

    Excelente postagem

    ResponderExcluir
  40. AE Eng Léo, vc parece entender tudo sobre consoles e games e etc...

    Estou com uma duvida, se puder me responder estaria mtoo grato! Meu Nintendo Wii chegou hoje, mas ele é 110v, e aqui só usamos 220v, oq vc me aconselha a usar? um estabilizador? ou um transformador?? Se for transformador, qualquer tipo serve??

    Abraço cara e parabens pelo trabalho e pelo blog

    ResponderExcluir
  41. @ Lucas
    Bem velha essa notícia, mas será que dá pra chamar o Zeebo de sétima geração? :)

    @ Álvaro
    O estabilizador só vai fazer o seu Wii queimar de forma bem estabilizada. rsrsrss
    brincadeira.
    Mas o estabilizador não vai servir em nada para você. Tem que ser um transformador.

    ResponderExcluir
  42. Caraiu meu esse filme é muito irado, tomara que mude a ideia dos brasileiros a respeito de quem nao gosta, pow foi todos pro ps3 :( to com meus xbox so consigo joar com gringo

    ResponderExcluir
  43. eu já tive vários sonhos assim , em jogos de rpg principalmente, mas, eu não acho que se os jogos ficarem "reais" mudará pessoas(gamers) normais,mas, imagina um jogo de rpg, seria muuito louco , espero que não demore.

    ResponderExcluir
  44. viadagem só gente doente mata os outros e bota a culpa nos games pois sabe que vai ser ouvido.
    existem diversos filmes violentos e não é essa polemica toda.
    quer se impressionar assista o albergue.

    ResponderExcluir
  45. É brincadeira hein léo... HEIUEAHEA
    Meu irmão pegou esse filme para nós assistirmos ontem, sem eu nem sequer ter lido a matéria. Mas ficou muito tarde e deixamos para hoje a noite. Mas eu irei assistir, e depois desse seu texto, fiquei mais ancioso...
    hahahaha

    Léo, só para eu saber mesmo, posso fazer um texto de alguma notícia ou algo do tipo e mandar para a CJBR pelo e-mail? Apenas para saber mesmo...

    Agradeço

    ResponderExcluir
  46. nossa , o filme é muito show.
    E hoje em dia vc pode acreditar em tudo ..
    flw's galera.

    ResponderExcluir
  47. LEO por que voce nao faz um video de voce jogando no clã pois quen nao tiver jogando concerteza ira jogar

    ResponderExcluir
  48. AHHHHH!! Já assisti esse filme é muito bom msm!!!

    Uns dos jogos do filme me lembrou a "HOME" e o "cod6"

    Filme é excelente!!!

    ResponderExcluir
  49. Nossa Leo, gostei demais dessa reflexão, é hora dos gamers começarem a pensar mais nas coisas, na minha opinião, os games, por mais realistas que sejam (ou virão a ser)ainda devem estabelecer a divisão entre a realidade e a ficção, pois as pessoas não devem considerar a violência expressa nos jogos normal, uma coisa é ver um cara levando tiro no jogo e outro na vida real, parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  50. naum deveria ter comentado o nome do filme pq... mta pornografia uma criança pode assistir o filme por vc ter falado por exemplo ó numa boa edita isso ai que vai da problema

    ResponderExcluir
  51. @ Biel
    Não entendi o que vai dar problema e onde está a pornografia?

    ResponderExcluir
  52. Leo vc poderia anunciar sobre o evento que vai acontecer hj da VGA(video game awards) para galera que estiver interessadas. Caso vc queira claro.

    abraço

    ResponderExcluir
  53. Leo poe o link de donwload do Gamer HD ai ;D

    ResponderExcluir
  54. Eu estou cansado de esquartejar pessoas no Dead Rising ou metralhar outras no GTA.

    mas, quando eu vejo uma arma na minha frente eu fico nervoso. Isso só prova que só loucos não sabem diferenciar o real do video-game.

    Imagine o corpo de uma pessoa mutilada! Horrível né?

    Agora imagine o de um personagem de game. Normal.

    Essa é a diferença.

    ResponderExcluir
  55. eu vi esse video e me lembrei , botem no youtube ps 9 , esse projeto é pra 2078 , vocÊ bota uma lente de contato e começa a jgar é incrível !!! quem não viu vê só !!!!

    ResponderExcluir
  56. esse fim de semana também assisti este filme e passei o fim de semana inteiro pessando como seria se eu estivesse no lugar do kable e agora acabei de lembrar que tenho que devolver o filme xD

    ResponderExcluir
  57. @Eng Léo

    Ai hj en dia se qual ps3 eu compro o normal ou o slim e porque?

    ResponderExcluir
  58. pra que ficar pensando como vai ser os games no futuro, o mundo vai acabar mesmo em 2012!
    kkkkk essa foi boa nao?
    enquanto estamos aqui falando quem sabe ja nao estao trabalhando nisso, deem uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=skOptbBGCjk&feature=related

    ResponderExcluir
  59. ja vi esse filme muito bom pow se fosse real seria muito lega o society que é o mostrado no filme tambem seria legal !

    ResponderExcluir
  60. @fable ||Brasil

    ele deu a resposta em um comentario a cima.

    e ele disse: "normal"

    ResponderExcluir
  61. Leo, acredito que o primeiro com imagens digitalizadas foi o Pit Fighter. Era muito divertido!
    Boa aquela época de Pit Fighter, Street Smart, Final Fight, Street Fighter, Renegade e Atrees of Rage... rs...
    Mas, então, antes do Mortal Kombat, o Pit Fighter já estava lá com imagens digitalizadas. Fez muito sucesso na época mas hoje quase ninguém mais lembra devido ao sucesso fenomenal que Street Fighter 2 fez logo em seguida.
    E sobre sonhar com o Call of Duty, ixiii acho que é normal, pois isso aconteceu comigo também no período que eu jogava direto o CoD4 e depois CoD5 no PC. Agora to com o CoD6 no XBox, mas o trabalho corrido e um tempinho pra academia tem me impedido de ficar viciado e sonhar. Mas, eu lembro que no CoD4 e CoD5, além de, sonhar, até no meio do dia eu via nas pessoas no meio da rua aqula imagem do risquinho em formato de 'x' como se todos fossem meus alvos... rs...
    Aí eu dei uma parada no jogo, percebi que estava passando dos limites.
    Abraços

    ResponderExcluir
  62. Acho que no futuro vai ser como Matrix você vai plugar alguma coisa no seu cérebro e vai entra dentro de um software no caso um jogo e vai viver o jogo literalmente imaginou poder voar ter super força telecinese e todas essas coisas que vemos nos jogos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  63. muito eng leo :D
    eng leo queria te faser uma pergunta.. tipo eu to moh afim de joga com vc online e tals e vo ganha um ps3 com LBP.. vc ainda joga LBP? :D... ou hoje em dia eh soh cod6 memso?.. pq ai nem da pra mim compra pq eu ja tenho cod6 no computador..

    ResponderExcluir
  64. acabei de assistir e não gostei do filme o que salvou o filme foi o Terry Crew que é um bom ator.
    O que se passa no filme é algo totalmente impossivel, onde está o VATICANO? aboliram a religião no filme.
    Realidade virtual sim é possivel.
    Esse é o pior filme do genero.O mais aceitável dos filmes desse genero é o Corrida Mortal com Jason Statham.
    Diferente do Eng Leo não me impressionei nada com o filme esse filme é um lixo.

    ResponderExcluir
  65. quando eu vi,eu logo abaixei o filme mais serio vlw apena te baixado o filme e ele é muito bom blz flww


    abraços!

    ResponderExcluir
  66. Leo da só uma olhada nessa noticia http://g1.globo.com/Noticias/Games/0,,MUL1452469-9666,00-CHAVEZ+DIZ+QUE+PLAYSTATION+E+UM+VENENO+PARA+AS+CRIANCAS.html esse presidente é maluco mesmo

    ResponderExcluir
  67. esse filme foi a maior decepcao do ano passado pra mim. esperei meses pra poder ver o filme, pois perdi no cinema e o filme não é focado na parte do jogo mesmo, apenas um pouco. é mais focado na história do cara, e pra mim o que ferra tudo é ele encontrar o inimigo lá e o cara começar com uma dança clone do michael jackson... nesse instante, parei o filme, desliguei a tv e fui fazer outra coisa

    ResponderExcluir
  68. @ Carlos Eduardo
    Joguei muito o Pit Fighter e realmente era muito bom, apesar de bem limitado enquanto jogo. :)
    Eu não esqueci dele não. Só usei o exemplo do MK para falar da ESRB.
    Mesmo assim, obrigado por comentar e citar o jogo.

    ResponderExcluir
  69. Cara ocorre isso,quando eu to assistindo filme,que o personagem por exemplo pula em um muro bem alto e da umas acrobaçias,ai eu penso,eu ja fiz isso(repentinamente),mais quando penso melhor,não eu nunca fiz,eu joguei algum jogo que o personagem fez isso,bom eu creio q os jogos fazem (ao vc se concentrar muito) você não ser você,e sim o personagem,eu tbm ja sonhei q estava jogando,e de repente eu era o personagem e me controlava!!! creio q isso tenha dado ideia ao realidade virtual!!^^

    ResponderExcluir
  70. cara realidade nos games nao imagina o futuro caotico de vamos ter? tipo todo mundo vai querer um as pessoas vao ficar loucas e comessar a se matar e os jogos irao ser proibidos nao vamos ter mais diversao no futuro tomara que eu esteja errado cara depois desse trailer fiquei ate com medo de comprar meu ps3 O_O deu vontade de jogar super nintendo mano o futuro dos games e super CONFUSO

    ResponderExcluir
  71. Pô profundo demais essa usa observação Leo, e acho tbm que pessoas que jogam video-game tivessem esse tipo de pensamento, muitos jogos hj em dia buscam cada vez mais a realidade, mas observando agora os jogos mais realistas com graficos mais perfeitos, são jogos que demostram certo tipo de violencia. Os jogos hoje em dia te botam dentro dos jogos, um exemplo disso eh o proprio CoD que eh um jogo de tiro em FPS que faz com que vc seja o soldado. Claro que tudo dito acima eh uma opnião criada por mim baseada na visão do Leo, ou seja, vcs podem não concorda.

    ResponderExcluir
  72. Esse filme é bom
    ja assiti
    Gostaria da opnião do pessoal do CJBR sobre o meu blog/site

    www.jogosgamers.com

    ResponderExcluir
  73. Pode ser uma viagem minha mas alguem ja pensou em um jogo aos molde do filme The Matrix, onde é simulado uma realidade e o jogador é plugado.
    nossa ai sim ia ser doido.

    ResponderExcluir
  74. Acabei de assistir o filme, e achei muito bom como filme, não vejo o futuro dos games deste modo, a uma falta de principio ao controlar outros seres, tirando seu discernimento, veja o caso daquele Sociert o Second Life do filme, os jogadores fazer tudo com seus personagens, chegando a fazer sexo, não se importado que aquele personagens são pessoas reais, e no caso do Slayers o Call of Duty do filme, não é que porquê o cara esta no corredor da morte que eu como jogador tenho que matá-lo, tudo por mera diversão.
    Acho que o futuro dos games em médio prazo será: gráficos idênticos a realidade, através de projeção 3D, bem parecido com o do filme, controles do personagem através da movimentação do jogador tipo Projeto natal do X-Box360.
    E talvez em longo prazo eu imagino algo tipo Matrix, o jogador se conectando sua mente ao jogo, vendo, sentindo, andando como se ele esteve se no jogo.
    É, esse futuro distante é meio louco mas quem sabe possa rolar.
    Mas como estamos ainda na 7° geração de jogos, e temos muita lenha para queimar, não ficarei vislumbrando jogos futuristas que provavelmente não irei jogar.
    Só uma ultima coisa, sonhar que estava em Call of Duty eu nunca sonhei, mas que estará na mansão do primeiro Resident Evil correndo e atirando em zumbis eu já sonhei, e quase morri de verdade, pesadelo dos infernos RSRSRSRS

    ResponderExcluir
  75. Ei leo isso já existe,bom um pouco disso eu acho bom veja este video de youtube sobre um projeto que o microsoft lancou do xbox 360:

    http://www.youtube.com/watch?v=p2qlHoxPioM

    Tomare que goste vlw.

    ResponderExcluir
  76. Depois de ver comentarios por aqui, resolvi ver o filme.
    E digo: que liiixo!
    Caaramba, a ideia é boa, mas o filme é horrivel.. ta louco.

    ResponderExcluir