sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Relato Gamer: Revistas dos anos 1990

By Eng Leonardo

No início da década de 1990, há praticamente 20 anos, ninguém da minha idade falava sobre ou tinha acesso à internet. E nessa época, para quem já era True Gamer mesmo sem saber, as revistas de videogame eram fontes de informações muito úteis e até bem confiáveis (algo muito diferente do que temos nos dias de hoje).

Uma das revistas mais famosas da época era a “Ação Games”, que por incrível que pareça, nasceu como um especial de uma revista esportiva em 1990. Mas em uma época quase áurea para os videogames no Brasil, é claro que a Ação Games não seria a única revista. E outras duas revistas me chamavam muito a atenção, eram elas: SUPERGAMER e GAMEPOWER!

O interessante dessas duas últimas revistas é que talvez sem querer elas tenham dado origem a uma das piores pragas que temos hoje no mundo dos games, os fanboys (ou carinhosamente, fanboiolas). Essa tese vem do fato que a revista SUPERGAMER era especializada, focada e totalmente parcial à SEGA, assim como a GAMEPOWER era totalmente dedicada à Nintendo.

A Sony ainda estava começando a sonhar em entrar com vontade no mundo dos consoles, enquanto a Microsoft tecia sua “teia” no PC que lhe renderia processos históricos. Portanto, esqueça XBox e PlayStation, pois até hoje nunca se viu brigas tão titânicas como as que aconteciam entre “nintendistas” e “sega fanáticos” (assim que eram chamados). E os argumentos, já naquela época, eram muito parecidos com os que vemos hoje:

- Vocês não podem jogar Mario!
- Nós temos Sonic e ToeJam & Earl

Mesmo tendo certeza de que vou gerar descrença, afirmo que nunca fui defensor assíduo de uma ou outra plataforma, mas devido a fatores financeiros, demorei um pouco para comprar o meu primeiro consoles da Nintendo (SNES). E como até então eu era proprietário de um Master System e um Mega Drive, é fácil imaginar qual revista eu costumava comprar... E não é que revirando meus entulhos acumulados eu acabei achando a prova mais “sórdida” do meu precoce entusiamos por games.

Acho que nem eu mesmo consigo me ver com aproximadamente 10 anos de idade escrevendo carta para revista de games para poder receber o meu cartão da revista SUPERGAME que me tornaria sócio do “clube do chefe” (coisa que até hoje não entendo direito o que era).

Apesar da decepção de receber o cartão com meu sobrenome escrito errado (Calicchio), pois já naquela época (MUITO menos que agora) existiam pessoas incompetentes trabalhando nas revistas de games, o cartão do “clube do chefe” foi o meu primeiro cartão "de verdade" que significava alguma coisa... Até hoje não sei bem o que significava, mas eu me orgulhava por ter o cartão!

Lembro como se tivesse comprado ontem a revista SUPERGAME com a magnífica imagem do Golden Axe na capa. E as imagens do especial do ToeJam & Earl ainda ecoam com freqüência em minha mente.

Em 1994 as revistas SUPERGAMER e GAMEPOWER se fundiram para formar a SUPER GAME POWER, revista especializada em SEGA e NINTENDO que encaixou com uma luva no meu perfil de leitor, já que em 1994 eu já possuía um console da SEGA e outro da NINTENDO (SNES e MEGA).

Foi uma época mágica das revistas de games que, infelizmente no Brasil, não souberam evoluir em formato, conteúdo e pessoal qualificado para se adaptar a realidade do jogador moderno. Mesmo assim, vale o relato para criar a imagem na memória dos jogadores mais novos que podem muitas vezes não entender de onde vem a grandiosidade da cultura gamer que temos hoje em dia.

P.S. Você pode clicar em qualquer uma das imagens para ampliá-las.

158 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. òtimo post esse mesmo não vivendo essa era da nintendo e sega, mais já ouvi muito sobre eles.

    ResponderExcluir
  3. Pior que me lembro de todas essas revistas que mostrei! :D

    ResponderExcluir
  4. Caramba eu estou ficando velho, rsss, eu tenho 30 anos, e me lembro muito bem, dessas revistas, eu juntava dinheiro pra comprar,meu primeiro console foi o atari, eu lembro que tinha um vizinho meu tinha um tele-jogo,juntei dinheiro pra comprar um SNES, depois dei para meu sobrinho, ele tem ate hoje, bons tempo, agente nao se preocupa com nada, era so escola e brinca e agente ainda reclamava que tinha que estudar pra prova fazer dever, agora temos milhoes de problemas, de preocupaçoes, pena que o tempo nao volto, um abraço Leo..

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. MUITO LEGAL ENG LÉO, ESSAS REVISTAS SÃO CLÁSSICAS.

    MEUS IRMÃOS COMPRAVAM ALGUMAS DELAS.ELES AINDA GUARDAM ALGUMAS, EU ACHO ELAS BEM INTERESSANTES.

    ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir
  7. @ Alessandro_RJ
    Pelo jeito você se identificou com o post. Essa época era muuuito boa. :D

    ResponderExcluir
  8. Quase me fez chorar de saudade, Bons tempos!!! Mas estou prestes a ver outra revolução, o jogo justo!!!

    ResponderExcluir
  9. Fala Eng_Leo!!

    Sou dessa época também e lembro q a Ação Games era cara pra caramba porém, uma boa revista!!!
    Abs!

    ResponderExcluir
  10. Que saudade. Até pouco tempo atras tinha revistas dessa epoca. Supergamepower e Acão games.
    Parece que antigamente se divertia mais com os games. Ou talvez seja pelo fato de não ser mais uma criança e não ter tempo para jogar como na epoca.

    ResponderExcluir
  11. Eu era nintendista, puts grila, perdao gente, mas o pessoal que tinham os outros video games eram um viados, que que eu poderia fazer xD

    ResponderExcluir
  12. seria genial se alguém subisse um scan na net. xD

    ResponderExcluir
  13. eu nao era dessa epoca,mas sei como se sente,achei mto legal o donkey kong no nintendo wii,me lembro mto quando eu tinha meu super nintendo ,e ficava o dia todo jogando com minha irma ,bons tempos

    ResponderExcluir
  14. Poxa que legal essa materia em, nen conheci nada disso era muito pequeno na epoca mas eu lembro pegava as revista pra conseguir passar as partes detonado kk.
    Agora é tudo NET,o leo e a revista Nintendo World o que você acha dela? eu acho ela boa e vc?

    ResponderExcluir
  15. e léo e essa revista do sonic que linda, jogar sonic no mega era o maximo ainda acho maximo jogar sonic mas o do mega era sensacional

    ResponderExcluir
  16. Muito bom!! Nostalgia total hein xP
    Apesar de eu não ser dessa epoca de SNES e Mega Drive, sou da época do PSOne ja, essas revistas ainda eram famosas na minha infancia, as que eu mais gostavam eram PSWorld e Revista Playstation...

    ResponderExcluir
  17. Tenho 19 , mas lembro mto bem dessas revistas ...
    Realmente elas eram mto boas e valiam o investimento . Lembro Do Chefe , Marjorie Bros ,Baby Betinho e do Akira e dos "quadrinhos" deles que tinham nas paginas iniciais!
    Bons Tempos ...

    ResponderExcluir
  18. Realmente Eng Léo, as revistas a mais ou menos 10 anos atrás quando eu tinha 7 anos eram guardadas por mim como troféus, desce os 6 anos eu já me enteressava por vídeogames, meu primeiro console foi um super nintendo, época mágica

    ResponderExcluir
  19. a foto da mulher de 4 braços da revista super game power vai levar muito muleke pro banheiro...

    ResponderExcluir
  20. Po, sempre acompanho o blogger de vcs e nunca havia comentado nada, porém hoje não podia perder a oportunidade. Principalmente por vc relembrar essa época boa, estou com 25 anos e colecionava essas revistas, pois também tinha um mega drive e um snes.

    Lembro-me de uma vez que meu colega chegou em casa e viu um monte dessas revistas e perguntou, " nossa pq vc tem tantas revistas? " ai eu disse pra ele que eu trabalhava para a revista ação games e enviava os detonados dos jogos...huahuahu e não é que ele acreditou por um bom tempo.

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  21. eu lembro dessa revista , agora tenho 22 anos apois depois 23 anos kkkk, muito boa materia eng leo!!

    ResponderExcluir
  22. q locura!Me deu vontade de ter um De Lorean agora!!!0_0

    ResponderExcluir
  23. @ LJ Menezes
    Eu tive todas elas! Mas como sou uma ANTA, não guardei! :(
    A do Golden Axe vinha com um poster igual a capa que ficava na parede do meu quarto. Era animal. :D

    ResponderExcluir
  24. @TheGodFather
    O leo que desrespeito com as mulheres. Inves de escreverem "Mulheres fatais" eles escrevem "Fêmeas e fatais"

    Eu ja vi esse cartão aqui em casa depois vo ver se acho

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. o revisitnha cara em 310 cruzeiros ou cruzados não lembro direito

    ResponderExcluir
  27. Esse é o "super post"? Legal! :) Mas e os vídeos sobre o jogo Majin and the Forsaken Kingdon?

    ResponderExcluir
  28. Bem legal o post .
    Eu atualmente não compro mais revistas só que quando tava ainda na febre do The Duel eu comprava a revista Level Up toda hora .
    na realidade era o jeito mais facil de ganhar cash e ler eu lia algumas coisas kkkkk'

    ResponderExcluir
  29. Só tenho uma coisa a dizer... Na minha opinião essa é uma das melhores postagens desde os primórdios da CJBr. :D

    Ainda tenho várias revistas antigas. Sinto saudades dessa época! :/

    ResponderExcluir
  30. HAUHAUAHUHAUA

    SUPERGAME e GAMEPOWER se fundiram para formar a SUPER GAME POWER

    Que falta de criatividade :P

    ResponderExcluir
  31. Cara, Eu tinha várias Ação games, a minha primeira edição foi a que trazia na capa uma foto do sub-zero Mythologies. Mantinha uma seção inteira do meu guarda roupas para guardar as revistas. Contudo, tive o desprazer de acompanhar o fim da Ação Games. Eu era assinante da revista e me lembro das remodelações da revista, alteração do visual da capa, mas foi quando me ligaram dizendo que a revista seria descontinuada. Mas também, naquela época eu nem sabia que fita de SNES vendia em lojas. Pra mim era só em camelô. Quem iria anunciar numa revista de Videogame? Isso vai mudar, @Jogojusto neles!

    ResponderExcluir
  32. Naquela época era Cruzeiros e agora que é Real Quanto seria o Equivalente ?
    Legal saber um pouco mais das revistas boas de antigamente de games porque hoje em dia não tem.

    ResponderExcluir
  33. @Eng Leonardo - CBJR : foi uma época muito boa mesmo,só tinha quer ir para escola e mais nada, meu primeira emprego eu tinha 17 anos, eu alugava jogos em uma locadora de games,eu sempre conversava com o dono da locadora sobre games,como ele nao entendia nada sobre games, me contratou para eu ficar na parte de games, imagina o emprego dos meus sonhos na época, além de ser apaixonado por games, eu tava trabalhando com games, e ainda nao precisa mais alugar os games, pegava de graça, rsss no ano seguinte eu tive que sair, fui para o exército, esse seu post me fez viajar no tempo,eu adoro a CJBR tem mais ou menos 1 ano e meio que acesso,descobri a CJBR no youtube, estava na duvida entra um PS3 e Xbox 360,acabei escolhendo o Xbox 360 por causa da pirataria, eu pensava "se eu posso pagar R$10,00 em um jogo por que vou pagar R$200,00?" eu não sabia o que era live, quando a live veio para o Brasil eu arrisquei e entrei na live,como eu tinha um mes de graça, se eu fosse banidonao tava nem ai,acabou meu 1mes de graça, eu adorei a live, vendi meu xbox 360 destravado e peguei um slim travado, esse ano ainva vou comprar um PS3, acho que esse comentário já fico longo demais rss, um abraço Leo.

    ResponderExcluir
  34. Nossa Ta de Parabens otimo post.Mt interessante eng.Leo sua historia dos games é mt boa.Isso é um verdadeiro TrueGamer.

    ResponderExcluir
  35. Não acredito que jogou fora Léo,isso é clássicos dos clássicos.Como ZÈH disse e concordo com toda certeza,essa foi a melhor postagem já feita!Léo tenho uma duvida esse cartão que você mostrou para que servia???Era um cartão..vamos dizer...certificado True Gamer?

    ResponderExcluir
  36. muito bom leo queria ter lido uma destas revistas:D

    ResponderExcluir
  37. AH!!!
    Eu tinha o cartão do Clube do Chefe! Putz, era fan do Billy Joy e seus Sticks. huehuheuueue
    A SuperGame era excelente.

    ResponderExcluir
  38. Não é querer puxar o saco nem nada,mas seria uma ótima idéia uma revista Consoles e Jogos Brasil,poderia até ser uma revista virtual,seria uma das primeiras revista de game virtual no Brasil.Aí vai essa dica Léo.

    ResponderExcluir
  39. E aí Leo ?!?! Além de Engenheiro é Historiador, hein !!! hehe. Eu me lembro que eu comprava revistas para ver os detonados, principalmente as do Mario 64 e as do Zelda. Abraços tchê - Jose Roberto - Rio Grande/RS

    ResponderExcluir
  40. @Alessandro_RJ @Eng_Leo

    Quando a garotada ficar com mais idade,vai lembrar e dizer,era muito bom aqueles tempos do XBOX360,PS3...Ah tempo bom!

    ResponderExcluir
  41. Saudades dessa época!
    Comprar as revistas era como uma obrigação para conseguir detonados, ver os lançamentos, olhar com atenção as fotos dos games e além de tudo discordar ou não com as notas dos avaliadores.
    Hoje basta alguns clicks e temos tudo em nossa mão.
    Concordo com você Eng. Leonardo, hoje as revistas não conseguem traçar esse encanto que tínhamos quando mais novos. Talvez a qualidade e a formação das pessoas que estão envolvidas nas criação e elaboração das revistas não seja mais aquela de antigamente!

    Belo post! ;D

    ResponderExcluir
  42. Realmente da saúdade, quando eu era mais novo sempre comprava revistas sobre jogos e desenhos(animes), que sempre foram minhas paixões. Me divertia muito(até mais do que hoje) com meu SuperNes, foi meu primeiro console e o único por muito tempo, já que fui comprar outro(ps1) só em 2002.
    Concordo contigo que a qualidade das revistas caiu muito, não só nas dos games, mas de muitas outras coisas, pelo menos existem algumas(poucas) que se salvem.

    ResponderExcluir
  43. Landário e eterno essa época,ainda me lembro de ter jogado demais o Golden Axe e me maravilhado jogando Shinobi no Mega!!

    Gostava demais daquele Shinobi no Saturn também!

    Ótimo post Leo :D

    ResponderExcluir
  44. Hoje em dia o povo só liga pra gráficos :/

    ResponderExcluir
  45. sabe léo, achei interessante a parte que você falou sobre cada revista falar sobre determinada platarforma, pq hoje em dia é isso que acontece, temos a revista playstation (que pra mim é a mais complexa), a revista xbox e a revista nintendo ... isso é ruim , pq durante as minhas viajens eu gosto de ler uma boa revista de games, onde se encontra tudo, ae fica díficil.
    flw léo.

    ResponderExcluir
  46. Nooooooooooooooooooooo, nostalgia total aqui!!! Eng.Leo, fico feliz em saber que ainda tem vários gamers que se interessam pela nostálgica, e não menos bela, fase do SNES e Mega. Estou vendo vários da minha idade, 30 anos, relembrando isso tudo.
    Meu primeiro Atari, meu Master System, Meu Snes, que agora estão nas mãos de outras crianças, menos favorecidas, curtindo tudo aquilo que eu e meu irmão e amigos curtimos, nos anos dourados da década de 90. Obrigado Eng.Leo!

    ResponderExcluir
  47. Se naquela época vocês da antiga geração ;D sentia isso lendo as revistas, é assim hoje que em dia que a nova geração se sente vendo os blogs eu tenho apenas 14 anos e fico alucinado quando aparece algo novo no mundo dos games, lançamentos principalmente ou mesmo uma simples notícia que estão em produção de um novo jogo, um vídeo comentado de um determinado game e então agora que vai ter o projeto jogo justo, toda vez que eu particularmente leio uma notícia a respeito do jogo justo sempre é uma piração na minha cabeça pensando como vai ser.

    ResponderExcluir
  48. Eu me lembro que ainda a revista Ação Games teve uma edição especial Mortal Kombat que vinha uma fita VHS com um trailer do filme do Mortal Kombat e alguns extras. Me lembro bem de quando comprei outra Ação Games com todos os golpes do MKII para SNES. Nossa esse tempo foi mto bom, quem viveu nunca esquece!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  49. Chegou a me dar um nó na garganta hehehe, eu tenho sem exagero uns 50 kilos de revistas de games antigas....tenho até hoje a primeira de todas que ganhei, uma super game power com o Scorpion na capa (se não me engano número 42), ganhei pois eu tinha que fazer uma cirurgia e não queria hehehehhehhehehe
    Época maravilhosa essa em que a diversão era o ponto norteador das decisões.
    Eu ainda hoje assino 2 revistas de games (eram 3 mas cancelaram a publicação de uma), mas não sei se sou eu ou as próprias revistas, mas não sinto aquela mesma sensação de quando abria uma revista antigamente.....
    Chefe, Marjorie Bros, Baby Betinho hehehheeheh.
    Enfim bela época, a única coisa ruim é que, nem todos puderam passar por isso e viver na pele....
    Abração Leo, excelente post.

    ResponderExcluir
  50. E eu ainda tenho todos brindes que vieram com as revistas que tenho, inclusive 3 filmes do Mortal Kombat (em desenho) e dois filmes do Samurai Shadow, que vieram com algumas edições da revista ação games.

    ResponderExcluir
  51. @LJ Menezes - pois é, mais agente pegou todas as fases dos games, vimos como evoluiu , bons tempos, tempos que nao volta , agora agente nao tem tempo pra nada,mais agente sempre arruma um tempinho para joga,rsss e quando agente joga ai vem , esposa, noiva ou namorada, no meu caso minha noiva e diz " video game, isso é coisa de criança, você nao tem mais 10 anos" rssss , agente ainda tem que ouvir essas coisas.rsss fazer o que ne...um abraço

    ResponderExcluir
  52. Muita saudade da minha época de infância agora...me lembro bem dessa guerra sega x nintendo. Para se ter uma idéia, só fui jogar super mario world pela primeira vez depois que já tinha um playstation. Precisou de todo esse tempo para eu abandonar meu fanatismo e jogar algo da Nintendo. Hoje sou um grande fã das duas empresas, e sei da importância que ambas tiveram, e ainda tem, para o mundo dos games.

    ResponderExcluir
  53. Eng Leo ve esse video do LittleBigPlanet , é muito criativo , abraços =D

    http://www.youtube.com/watch?v=fuCFvRW6sSo&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  54. que lixo viva a internet revistas fail

    ResponderExcluir
  55. Que legal um conteudo diferente para a gente ver hehe, nossa em 1990 nem era nascido xD so comecei a virar um true gamer mesmo quando comprei meu segundo console ( o Playstation 1) e com o meu primeiro jogo ( Resident Evil 3 ). Meu primeiro console era um Dynavision, nao tenho mais ele pois eu doei para crianças menos aportunadas mas me divertia muito com ele. É os velhos tempos nunca voltam ^^.

    ResponderExcluir
  56. Golden Axe era muito legal, jogava direito no Mega Drive do meu primo. =) Excelente post Eng. Leo, puts e aquele jogo Battletoads era absurdamente difícil.

    ResponderExcluir
  57. Perfeito, post nostálgico de uma época dourada pra quem já era fan de videogame. Eu mesmo tenho muitas revistas guardadas e pôsteres da revista "SUPERGAMEPOWER" que estão grudados em minha parede até hoje. Tenho um calendário aqui que diz: "Feliz 98, gamemaníacos". É, acho que se for tirá-lo a parede vai sair junto.

    ResponderExcluir
  58. Bons tempos mesmo... meu primeiro console foi um Master System III...mas eu era tão novinho que nem lembro direito... depois eu comprei um super nintendo... aí nessa época eu lembrava muito bem dos jogões que tinha esse video game, que na minha opinião foi o melhor de todos os tempos.Os jogos eram : Megaman x, Megaman 7, Super Mario World,a série donkey kong country, Looney Tunes Basketball eu me acabava com esses jogos, mas pelo menos aqui na onde eu vivia, não tinha console wars entre sega x nintendo. Mas aí, entrou o ps1 uma época que eu acompanhei de verdade, comprava várias revistas, entre elas a revista de um dos melhores jogos que eu já joguei, que foi Chrono Cross, guardo essa revista que tem detonado do Chrono Cross e Breath of Fire IV como se fossem o meu tesouro, que na época,que não tinha detonado da internet, aquela revista ensinava tudo passo a passo, realmente, o meu passado o que mais marcou foi os vídeo games.

    ResponderExcluir
  59. Jamais esquecerei da edição da Super Game power com o Blanka na capa e com todos os detalhes de Street Fighter II para SNES. O jogo estava para ser lançado e, na época, jogar street em casa era um sonho, a galera lotava os fliperamas das cidades, era uma febre !! Deu saudade ...
    Abs

    ResponderExcluir
  60. Os mais novos nunca saberão o que é comprar seu SNES com Super Mario World e viajar pelas 94 fases ... As épocas das mudanças de gerações eram as melhores. Quando troquei meu Atari pelo Phantom System o choque foi grande, era viciado em Gauntlet, Ninja Gaiden, Contra, etc ...

    ResponderExcluir
  61. @D@niel Maatouk
    Realmente um vídeo espetacular!

    =D

    ResponderExcluir
  62. Lembro como se fosse ontem a minha primeira revista, tinha uns 4 ou 5 anos e era uma edição especial do Mortal Kombat (o primeiro jogo) feita pela GamePower, a revista era usada e eu comprei por apenas 1 real, ainda tenho ela guardada aqui, hoje considero uma relíquia. Tenho varias da Ação Games que em algumas edições especiais vinham com fitas de vídeo. Foi bom lembra essa época que as coisas não erão apenas digitais, você chegava na banca via uma revista com o detonado do jogo que você queria e os olhos brilhavam, nostalgia pura. Muito bom esse tipo de matéria Leo, parabéns!

    ResponderExcluir
  63. essas revistas são muitos antigas,,,,,,,,,,que coisa

    ResponderExcluir
  64. Caraca muito legal. Eu colecionava a Acão Games e Super Gamerpower.
    Eu tinha um super nintendo na época, e até montei uma pasta com meus jogos favoritos e os lançamantos mais aguardados, além de alguns detonados.
    Ainda tenho ela com o detonado de Donkey Cong Country 2.
    Saudades dessa época.

    Apesar que isso me lebra uma coisa .... Estou ficando velho. ahashahsasha

    Parabéns pelo post Leo.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  65. muito legal ! mas eustou ansioso para comprar um jogo amanha q vai se o jogo justo

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. eu era extremamente viciado em comprar revistas de games, mas como eu sou de uma geração digamos um pouco mais nova(nasci em 93) eu comprava revista de jogos de psone

    Não sei como estão as revistas de hoje mas eu nunca mais tive interesse e necessidade de comprar, mas era legal a época de que você esperava pra chegar a noticia até você e compratilhar códigos, truques, jogos que iam ser lançados e só você sabia direito, etc

    28 de janeiro de 2011 17

    ResponderExcluir
  69. eng leo qual programa você usa para editar os vídeos?

    ResponderExcluir
  70. @ Marques - eu tinha umas pastinha tambem,os as dicas, macetes eu sou uma besta joguei tudo fora..um abraço

    ResponderExcluir
  71. Nossa, que fantástico Léo! E você ainda tem o cartão. Olha aí, SONIC THE HEDGEHOG prestes a ser lançado.:D

    Infelizmente não sei como era nessa época, tenho só 19 anos.:/
    Mas me diverti MUITO com meu vídeo-game de 16BIT ( Mega Drive, adquirido em 2004 ¬¬), joguei muito Sonic, Gonden Axe, Street of Rage, Quack Shot e muitos outros.:D

    Saudades de quando nem pensava em ter um "vídeo-game de CD". rsrs

    Abraço.

    ResponderExcluir
  72. Nossa,eu não sou dessa epoca mas me fez lebrar do tempo em que assistia Dragon ball Z,Street Fighter e outros desenhos.
    Me lembro do meu primeiro console.
    Bons tempos de PAC MAN.

    ResponderExcluir
  73. Ei leo e se eu ti fala que tenho um monte dessas revistas todas novas coleciono desde pequeno eu e meu irmão herdei as dele juntei com a minha tenho varias muito da hora

    ResponderExcluir
  74. pena que aqui menos de 50% das pessoas nao fazem nem ideia como era essa epoca maravilhosa

    a maioria nasceu com internet na mao e so saber dizer coisas como:
    "LOL que coisa escrota"

    ai ai se eles soubessem como era aquela epoca...

    ResponderExcluir
  75. Essa é a prova cabal que estou ficando velho. Também comprava a Ação Games e a Super gamer, principalmente a primeira.

    ResponderExcluir
  76. bem legal o post , antigamente a revistas gamers erão bem melhores e não são iguais as de hoje que passão informações erradas.quem quiser entra no meu canal:
    http://www.youtube.com/user/pablotf101?feature=mhum

    ResponderExcluir
  77. eh mano por isso que eu fico com raiva pq eu tenho certesa que eu naci na epoca errada quem viu viu quem nao viu ve na cjbr

    ResponderExcluir
  78. Poxa Eng Leo... Bateu aquela nostalgia dos tempos de muleque...
    Meu primeiro console foi um Atari e um MSX (PC meio doido, que ligava na tv), ambos herdados juntos do meu primo mais velho. Mas foi em 1994 que ganhei meu primeiro console novinho. Um MegaDrive, ai passei a colecionar a SUPER GAMERPOWER, tinha um monte até uns anos atrás.. rsrs.

    Pro meu tempo, Mega Drive era poesia em 16 bits...

    Bons tempos... Belo post!! VLW!

    ResponderExcluir
  79. @leonardo
    Até agora apenas uma pessoa falou isso e nen usou essas palavras.
    ---------------------------------
    Bons tempos lembro que eu ia alugar cartucho pro meu megadrive Sonic & Knuckles esse eu lembro bem.
    e olha que eu só tenho 14 anos e tive um megadrive, ai depois chegou a era do psone antigamente era graficos maravilhosos.

    ResponderExcluir
  80. muito boa a matéria parabens....eu comprei a revista Ação Games por 2 anos seguidos até eles pararem de fabricar...tenho elas guardadas até hoje....

    ResponderExcluir
  81. "E nessa época, para quem já era True Gamer mesmo sem saber, as revistas de videogame eram fontes de informações muito úteis e até bem confiáveis (algo muito diferente do que temos nos dias de hoje)."


    Ataque basico e inteligente por parte do leo.
    kkk

    ResponderExcluir
  82. Eng. Leo, eu não sei sua idade. eu tenho 28 tinha um Intelevision (concorrente do Atari) e um pouco depois (se me lembro bem), talvez 92 ou 93 eu ganhei meu Master System 2 (que tenho até hoje com muito amor e carinho) tinha um telefone que se chamava HOTFONE (parece de telesexo), mas era pra pegar dicas de jogos do Master, algum tempo depois de ligar inumeras vezes pra pegar dicas do Alex Kidd em Miracle World eu fiquei sabendo do Clube da Sega (logo que lançaram o Sonic). Eu logo enviei um carta e também recebi um cartão com o Logo da Sega, da Tec Toy e o Sonic... Imagina minha felicidade, foi o primeiro cartão da minha vida, com o meu nome impresso (se é que é assim que se fala as letras em relevo) e ainda de uma coisa que amava fazer que era jogar meu Master!

    Enfim, estendo bem essa época, cheia de locadoras, campeonatinhos nos bairros, alugueis de consoles, reuniões em casa pra jogar California games (Jogos de Verão), enfim... Tive o Master (que tenho até hoje, mas com problemas na fonte de alimentação), o Snes, o PS1 ou PSX (que tenho até hoje também em perfeito estado), tive PS2, agora tenho o Xbox 360, o Nintendo Wii, e futuramento o PS3. Mas nunca, talvez seja uma palavra muito forte, voltará os tempos da minha infância em que eu ficava na duvida entre matar aula, correr de carrinho de rolimã ou jogar meu Master System...

    Hoje sou fisioterapeuta, pósgraduado (pra mostrar que eu tb estudava apesar das matanças de aula!) sou casado com uma biologa que aprendeu a amar games, que comprou seu primeirco console (um DSXL) e que me entende bem e sente falta de não ter vivido os tempos gloriosos dos games, pelos pais acharem que era besteira.

    Infelizmente é uma época que meus filhos não vão ver, mas vou ensinar a eles o que é ser um True Gamer de coração e alma!

    Abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  83. Eu tenho a Ação Games 1 e 2 até hoje..haha.. bons tempos mesmo

    ResponderExcluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. Léo vc se lembra do seu Nível no CoD MW2?

    ResponderExcluir
  86. Realmente essas imagens me fizeram lembrar de como era os videogames e agora de como eles evoluiram,parabéns por trazer algo como sempre tão interessante!!

    ResponderExcluir
  87. poxa bem legal,n me lembro de nenhuma revista quando era menor,tenho 15 anos e a unica coisa q lembro é q eu tinha um super nintendo e eu adorava
    principalmente pq quase ninguem tinha(pelo menos dos meus amigos eu era o unico) e todo mundo ia lá em casa jogar era bem legal :D

    ResponderExcluir
  88. Muito bom o post cara.
    É engraçado como as lembranças começam a voltar de uma forma.
    Quando eu vi as fotos me lembrei na hora. Bons tempos aqueles. Nessa época eu não tinha videogame ainda, só consegui anos depois meu master system, que logo consegui trocar por um mega drive (até hoje não entendo como o moleque quis trocar, até achei na época que eu tinha algum poder mental sei lá, mas melhor pra mim) e depois meu supernintendo. Mas voltando, então eu comprava e me imaginava jogando aqueles jogos.
    Mas a 1º que eu vi e comprei era a revista VideoGame, alguem lembra?
    Praticamente devorei a revista num dia, lia ate a parte sobre a editora, quem fazia, enfim lia tudo mesmo.
    Bons tempos aqueles, deu uma saudade.
    Fiquei um tempão afastado dos jogos mas quando achei esse site a paixão voltou com força máxima.
    Mas amor não tem idade certo, e até o meio do ano eu compro um ps3
    e aí saio do lado negro da força e volta pra luz.
    Valeu Eng Leonardo e todos do site.

    ResponderExcluir
  89. Mais uma vez digo: queria ter vivido naquela época!!! Devia ser muito foda!

    ResponderExcluir
  90. Procurando na net achei um site que tem varias revistas dessas antigas em pdf. Cara, uma viagem ao passado.
    Não sei se pode colocar o endereço aqui, então se puder e alguem quiser fala que coloco o link.

    ResponderExcluir
  91. Realmente muito bom os tempos dessas revistas. Não fui nascido no tempo delas, mas tenho algumas cópias aqui em casa! ^^

    ResponderExcluir
  92. @ENG LEO - primórdios ♥! bons tempos! uma época boa de se lembrar, as preocupações AINDA não existiam OPSAKAOPSK. Nessa época era perfeita, porque não precisava esperar 2 a 3 anos por um jogo ou continuação, pois todos já tinham sido lançados kkkkkkkkkkk realmente é muito bom pegar uma game e ver o mesmo ano que vivemos *-*, uma grande abraço eng leo

    PS: ESTAREM PRESTIGIANDO O EVENTO JOGO JUSTO EM SÃO PAULO, NOS VEMOS LÁ =)


    http://www.playfire.com/Thiagow182#

    ResponderExcluir
  93. Caracoles... eu tenho 23 anos e lembrei das revistas rs principalmente a Ação Games rs aliás, tenho até hoje um exemplar de uma SUPERGAME e SUPER GAMEPOWER rs

    Bons tempos não, ótimos tempos rs

    ResponderExcluir
  94. Lendo isso me bateu a nostalgia,da SEGA vs Nintendo bons tempos que nunca mais irão voltar.

    ResponderExcluir
  95. a Disputa entre NINTENDO VS. SEGA
    era bem mais "saudavel" do que vemos hoje em MICROSOFT VS. SONY
    todos nós deveríamos unir forças
    e parar com tantas "richas" bestas
    bom essa é minha opinião KOAPSKOPSK

    ResponderExcluir
  96. Nossa! Eu ainda tenho todas as revistas que você mostrou e também fiz o cartão do clube do chefe, que nunca serviu pra nada!

    Muito legal esse momento de nostalgia!

    ResponderExcluir
  97. cara meu primeiro contato com ovideo game foi no nes eu lembro q tinha uns 4 anos e jogava com meu amigo no snes da minha irmã ótimo post pena q nessa epoca eu ainda era pequeno e não sabia ler direito rrsrsrs

    ResponderExcluir
  98. Léo...

    Showw de bola, tenho 30anos, sou gestor Logístico e tenho como hobby os games, isso desde os sete anos, e ja vi muita agua passar por baixo dessa ponte.. e lembro como se fosse hoje, maravilha.. só faltou falar da Pro-Games.. kkk
    Abraço.
    R. Padilha

    ResponderExcluir
  99. Galera, alguém ai pode me recomendar uma loja virtual ai que venda jogos de Xbox 360 Originais que eu possa confiar? Pode ser importado ou mesmo no Brasil...

    ResponderExcluir
  100. Otima postagem, Leonardo calicchio, você vai fazer um video do PSMove? to esperando

    ResponderExcluir
  101. Dps que vi esse post, me lembrei do meu SNES^^ so me lembrava dele porque eu queimava direto a fonte e quebrava o controle^^ e ate uma vez por causa da festa de queimar a fonte eu consegui derrubar a luz de casa... bons tempo, melhor post da CJBR ;D

    ResponderExcluir
  102. Muita saudade mesmo desta época. Tinha detonado, ançamentos. Eu tinha coleção da super games, era meu xodó

    ResponderExcluir
  103. dahora leo
    quero chegar aos 30 e me lembrar da minha infancia como um gamer
    exelente post
    flww

    ResponderExcluir
  104. Nossa , vendo as fotos da revistas me deu saúdades daquela época .
    Minha revista favorita era a gamepower , era maravilhoso ler sobre as novidades e dicas dos games .
    Muito bem lembrado Leo , Abraço .

    ResponderExcluir
  105. Cara lembro dessa época,como começei a trabalhar cedo e tinha meu dinheirinho eu ia na banca e comprava várias revistas como(ação games,gamers,game x,ainda tenho algumas delas aqui em casa.Como hoje em dia tenho um 360 mantenho esse hábito de ir na banca e comprar uma ou duas revistas mensalmente dos consoles de nova geração para ler na ida e volta do trajeto do trabalho.Só quem viveu aquela época sabe como foi bom.Saudades!!!

    ResponderExcluir
  106. Cara imagino que época linda deve ter sido essa, tenho só 16 anos e nem me imagino ter visto o Sonic Nascer, adquiri o meu primeiro console em 1999 que foi um Game Cube e fico muito triste de nunca ter visto um Mega Drive pessoalmente. Abraço léo post muuuito Show de bola!

    ResponderExcluir
  107. Lembro muito bem da ação Games, a melhor revista de todos os tempos sem duvida...

    ResponderExcluir
  108. O Legal de escrever uma matéria como essa, é que a gente pode ler o relato da galera e ver como todos nós temos coisas em comum.
    Cada história melhor que a outro. Muito bacana os relatos.



    E quem disse que conseguiu o site com as revistas em PDF, posta aqui sim por favor. :D

    ResponderExcluir
  109. Acompanho o CJBR faz um ano e esse com certeza foi o melhor post que já vi na minha opinião até agora ,Parabéns.

    ResponderExcluir
  110. Ootimo post !!....
    gostaria q alguem me recomendasse uma loja ou site para comprar 1 xox 360 ..valeu

    ResponderExcluir
  111. hsuahsuah achei aqui a edição de colecionador n°1 do conan(1992)á 3.200,00 cruzeiros kkk

    e tbm uma edição especial de super homem do ano de 1994 =]

    ResponderExcluir
  112. Excellent article on magazines for 90 years. :D

    ResponderExcluir
  113. Putz Eng Leo....esse ótimo post veio do fundo do baú hein...
    Eu tive uma carteirinha dessas também...Na época até criei um clubinho, era o FanatGames, fazíamos uma espécie de jornalzinho (pela máquina de escrever) e envíavamos aos sócios.....
    Desculpe a empolgação, mas tipo voltei no tempo cara, bons tempos que não voltam mais... hehehe

    ResponderExcluir
  114. Ai Eng Leo essa deu saudade, eu ainda tenho algumas Ação Gamer e Super Game Power em casa, excelentes revistas tenho muita saudade desta época, aonde havia games simples porém extremamente divertidos, era indescritível jogar Mortal Kombat no mega.
    um abraço a todos

    ResponderExcluir
  115. Eng Leonardo o link é esse aqui.

    http://www.datacassete.com.br/revistas

    To aqui relembrando os velhos e bons tempos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  116. Eaw Eng!
    Bota um xat nesse blog,faz aqui xat.com
    Ia fica melhor pra todos conversar :D
    Adorei a postagem,até a próxima :X

    ResponderExcluir
  117. Tenho 35 anos e meus Deus que saudades daquela época, época que nunca mais voltarão.
    Minha paixão pelos games começou nos arcades, jogos como Robocop, Ghost n goblins, Karate e varias maquinas japonesas que invadiram os bares da vida...nossa esses jogos me enchiam os olhos.
    Tive Atari, Phantom System, mega drive, super nes.
    Hoje em dia os jogos não tem o mesmo encanto como os de antigamente, tanto que é muito difícil ver um game hoje em dia com uma boa musica, pra falar a verdade os desenvolvedores de games nem se preocupam mais com isso.
    Enfim só tenho a dizer uma coisa, éramos felizes e não sabíamos.

    ResponderExcluir
  118. joguei muito desses jogos tb *____*
    eram exelentes,vicio sem limites
    retro muito bonito T________T

    ResponderExcluir
  119. Lembrei do tempo que pra mandar fotos para as revistas com algum record tinha que ajustar o brilho da tv apagar a luz para poder sair certo, isso com aquela camera fotográfica de filme. Lembro que eu gastava o rolo todo de 12 poses para conseguir tirar uma foto que prestasse, pq naquele tempo só se sabia do resultado tempos depois quando fosse revelado as fotografias. Era um tempo mto bom esse, quem viveu jamais esquecerá.

    ResponderExcluir
  120. post mto legal léo!!
    eu nasci um ano antes da junção das revistas supergame e gamepower em 1993 então não pude vivenciar esse momento =x

    P.S.:continua enchendo o saco daquela tal revista kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  121. então algumas das aberturas dos seus vídeos tem a música do ToeJam & Earl...
    só percebi agora vendo um vídeo desse jogo

    ResponderExcluir
  122. putz, tenho colecao aqui até hj dessas revistas. eu era assinante da SUPERGAMEPOWER. o saudades em.

    ResponderExcluir
  123. Po demais esse post, um dos melhores do blog, quanta nostalgia, rsrsrsrsrsrsr, muito legal mesmo, que época boa, onde os true gamers reinavam, onde quem era fera acabava o jogo mesmo, hoje é relativamente fácil olhar um detonado na internet ou até no youtube... mas valeu Léo, por lembrar dessa época.. muito bom mesmo... Grande Abraço

    ResponderExcluir
  124. cara quase choro com esse comentário! eu vivi isso tudo aí e até hoje, apezar de não ter tanto tempo pro meu hobbie preferido, sou fanático por games. eu tinha + ou - 10 anos nessa época comprava todas as revistas ficava olhando por horas...parabéns pelo comentário léo tocou bem no coração dos verdadeiros true gamers!!!

    ResponderExcluir
  125. e tempo bom!! joquei tanto mega, esse matéria podia virar podcast em!! parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
  126. Putz...
    Me lembro daquela época.
    Comprei meu Atari em 1988. Muita diversão.
    Mas, no Natal de 1989 é que começou a disputa entre Nintendo e Sega.
    Neste Natal -- um pouco antes -- começaram a vender Master System ( é um jogo mas poderia ser verdade ) e Phantom System.
    TecToy e Philips.
    Optei pela TecToy. E lá estava eu com meu Master System e pistola Light Phaser. E sempre babando para ter os óculos 3D.
    O pessoal hoje em dia fala de 3D. Pois bem, naquela época já tinha 3D. hauahuahuaha
    Eu olhava toda hora aquele encarte que vinha no Master System e nos seus jogos. Era o encarte falando dos jogos que já faziam sucesso no exterior. Eu delirava só de olhar as fotos. Ficava louco da vida por não lançarem no Brasil aqueles jogos. Alguns acho que nunca chegaram a ser lançados por aqui.
    Em fevereiro de 1990 eu comprei um jogo que realmente marcou a minha vida TrueGamer. Blackbelt!!!
    Que jogo!!!
    Blackbelt era fantástico!! hehehe
    Batia recorde e mandava a foto pra revista Ação Games.
    Tinha também o Master Club. Uma espécie de correspondência que a TecToy enviava a cada mês (ou dois meses) para quem tinha o MasterSystem. Lá tinha novidades e os recordes. Tinha o meu recorde do Blackbelt... ahuahua.. eu ficava maravilhado com aquilo.
    Mas, sem dúvida, havia um player que tinha muitos recordes. Era um rapaz de Limeira-SP. Esqueci o nome dele agora. Certa vez, o Fantástico fez uma matéria de videogame e ele foi entrevistado. Me assustei!! O cara tinha 36 anos e era epilético!!! Caramba, como alguém com 36 anos joga videogame??!!! Perguntava eu, afinal, eu tinha meus 11 anos de idade, e o pessoal mais velho não curtia games.
    Eu comprava toda edição da revista Ação Games e Videogame.
    Somente tempos depois que surgiram as especializadas em apenas uma plataforma como a Supergame. Mas, antes disso, já rolava altas discussões na escola sobre Nintendo 8 bits e Master System.
    Em 1991 lá estava o Mega Drive. Surgia Sonic e eu babava mesmo era num dos melhores jogos daquela época: Streets of Rage. Uau...
    Eu fiquei tão alucinado que eu gravei numa fita cassete as músicas do jogo. Sério!
    Aquela música da tela de apresentação era animal. Aliás, eu tenho ela hoje no meu Ipod... hauhauahuaha
    Anos mais tarde, fui saber que o criador musical daquela música ficou conhecido como o melhor da área.
    E em 1991 mesmo explodiu um sucesso atrás do outro de games de luta. Street Smart que era uma versão vinda do fliperama. Pit Fighter que foi o primeiro jogo com imagens digitalizadas para videogame. Street Fighter II, sem comentários... E, também, Final Fight que veio dos fliperamas direto para o SNES (ou Super Famicom) hauahuahauh
    E já tinham lançado o console chamado NeoGeo. Caríssimo para a época. Acho que seria equivalente ao preço dos videogames tops de hoje.
    Passou que enjoei de jogar videogame. Era sempre mais do mesmo. Tudo tinha perdido a magia, o encanto...
    E, embora eu tenha feito faculdade de Engenharia de Computação, só fui realmente me interessar por games novamente em meados de 2007. Eu havia trocado o PC. E, comecei a jogar COD4 no modo online pra PC.
    Delirei novamente... o encanto voltou. Entendi que jogar online realmente aumentava em muito a vida útil de um game. Em 2009 comprei meu Xbox 360 e tamos aí até hoje.. hehehe
    Gostaria de conversar contigo, Léo, sobre aquela época dourada dos games.
    Abraços,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  127. Nossa fez eu relembra minha infancia, eu tbm era socio do clube do chefe, eu tenho at hj todos os numeros da game power e a super game power, boa epoca aquela.

    Super 10

    ResponderExcluir
  128. Acho que você exagerou um pouco,as revista de video game não estam tão ruins assim.So por causa da EGW que vc começou a fala q praticamente todas são ruins e não é bem assim.

    Compro a Dicas&Truques para PlayStation Desde quando ela lanço e é uma revista muito boa.

    Lembro q Muito Tempo Atras Tinha uma Revista de PlayStation Tambem Que um Dos Caras que faziam parte era o seu querido Japones Jornalista que nao me lembro o nome direito,Paulo Alguma coisa e a revista não era grande coisa.

    ResponderExcluir
  129. @Cacá
    Valeu pelo link com as revistas, cara. Tô aqui numa sessão nostalgia vendo a Ação Games.

    ResponderExcluir
  130. tenho 32 anos e eu tinha todas essas revistas ate um tempo atras
    era um saga fanatico, ate q vi na casa do meu primo o superfamicon com mario kart, veio fiqeui louco por aquele video game e dividi minhas atencoes entre as duas plataformas

    valeu pelas lembrancas!!

    ResponderExcluir
  131. @caca @eng leo

    primeiro parabéns pelo post leo,me fez lembrar da minha coleção de supergamepower que tinha desde do primeiro número ( acabei perdendo tudo emprestando a coleção para um colega que cuja irmãzinha acabou usando as revistas como alvo de suas canetinhas...)

    Gostaria de deixar como contribuição a este post um podcast que embora não seja exatamente sobre games (fala sobre micros clássicos) tem uma excelente base sobre jogos clássicos foi ouvindo ele que acabei descobrindo que metal gear solid não foi originalmente feito para nes e sim para msx.

    Outra coisa fantástica deles é que entre um episódio e outro, eles fazem uma compilação de composições clássicas de games.Aqui vai o link do podcast (se chama RetroComputaria):

    http://retrocomputaria.blogspot.com/


    Mais uma vez obrigado por esse maravilhoso post,que me fez comentar pela primeira vez aqui na cjbr.

    ResponderExcluir
  132. Eu tinhja varias dessas, bons tempos... muito boa materia,parabens...

    ResponderExcluir
  133. Nossa, chegou a brilhar meu olho aqui... eu vivi esse tempo *.*

    adorava quando minha mãe chegava com a revista na mão

    ResponderExcluir
  134. Nossa naum da pra ler todos os posts eu tambem sou dessa epoca tenho algumas revistas ate hoje (revista VIDEOGAME) Lembro que quando minha irmã comprou o snes joguei super mario ate alta madruga asasausuasu tenho eles ate hoje ,joguei tanto que conseguia chegar no final com 15 minutos O_O .Melhor epoca dos games sem duvida

    ResponderExcluir
  135. Muito legal Leo. Eu possuía revistas de games antigas também, só que não dessa época, pois eu não sou dessa época... E nem ao menos me lembro do nome das revistas e nem tenho mais elas, infelizmente. Eu comecei jogar games na década de 90 também e me lembro muito bem como era fantástico os games da época, as revistas, tudo sobre games, cada game anunciado para lançamento e etc, era uma emoção e tanto... Bons tempos mesmo foi a década de 90, que não voltam mais, mas sempre eu relembro estes saudosos games aqui no meu emulador.
    Muitas pessoas que lêem esse post pensam: "Poxa, só tinha game chato nessa época, olha os gráficos e tudo mais, é uma porcaria..." já vi vários comentários aqui na CJBr desse tipo, por parte dos usuários do blog, a maioria são da faixa de idade entre 8-10-13 anos, e primeiro console com certeza foi uma dá sétima geração de consoles atualmente (PS3, Xbox360, Wii) mas eles realmente não sabem a "magia" que era jogar games dessa época, somente nós podemos explicar... Mas como sempre tem alguém para critícar errado né... fazer o que... Quando vejo isso é triste mesmo. Hoje em dia o pessoal só quer saber de jogos de FPS, MMORPG, RPG (Que aliás são ótimos games também) mas não prezam se quer um minuto para jogar clássicos como: Sonic The Hedgehog, Super Mario Bross, Toejam & Earl, Street Fighter(SNES), Mortal Kombat, PacMan, Chrono Trigger, Golden Axe, MegaMan, Final Fantasy(SNES), Altered Beast, BattleToads, Donkey Kong entre muitos e muitos outros games que não me lembro agora, mas que são de altíssima qualidade.
    Esse foi um dos melhores post que eu presenciei até agora na CJBr(Não menosprezando os outros, claro!)e Eng. Leo tá de parabéns!

    ResponderExcluir
  136. @Eng. Leonardo

    Opa,
    Tudo bem,
    Gostaria de te perguntar se voce ja comprou ou vai comprar o Little Big Planet 2?

    ResponderExcluir
  137. Puxa que bacana, me lembrei da época que eu ficava esperando o começo do mês só para ir até a banca comprar a minha revista "Ação Games" ou "Super Game Power". Tenho elas até hoje e alguns posteres colados na parede. Realmente eram revistas de muita qualidade e que deixava os gamers informados sobre os lançamentos, as minhas primeiras creio que sejam da época de 93 ou 94.
    Parabéns Eng. Leo, ótimo "flashback" =)

    Abraço
    Leandro

    ResponderExcluir
  138. Eu só comprava a Dicas & Truques para Playstation nessa epoca

    A minha primeira revista tinha o tidus na capa, era um detonado de Final Fantasy X-2.

    As revistas nessa epoca eram a unica fonte, as vezes quando queria dicas ou detonado de um jogo antigo eu preciava tirar xerox da revista de um amigo. hehe

    ResponderExcluir
  139. Nossa! Como tenho 33 anos vivi toda essa época! Comprei a maioria das revistas... tive td quanto é vg.
    Abraços galera!
    Márcio - Limeira - SP

    ResponderExcluir
  140. Eu ainda tenho a maioria das minhas revistas dessa época.

    Para quem quer conhecer essa época mágica ou curte um pouco de nostalgia.

    Lancaram recentemente uma revista que fala apenas dos games antigos. As curiosidades deles, as diferencas regionais. Os boatos que se tornaram realidade outros não o nome dela é old!gamer

    A consoles e jogos brasil poderia até fazer uma matéria sei lá. Só sei que curti pra caramba.



    Ps. Não trabalho para old!gamer

    ResponderExcluir
  141. rsrs olha, eu ate hoje tenho meu cartaozinho da tectoy azul com o sonic
    e tinha um numero de telefone q vc ligava e perguntava macete de qualquer jogo q eles falavam, peguei muito fatality do mortal kombat 2 pra master system la hehe
    so comentei pq imaginei uma foto desse cartao cairia como luva no post rs

    ResponderExcluir
  142. Essa época era MÁGICA! Eu comecei no mundo dos games quando ainda nem sabia falar. É isso mesmo, eu ali com uns 3 anos joguei pela primeira vez no (Tele-jogo) só tinha pong na memória e um jogo de Tenis (gráfico pior que de atari) eram quadrados e tudo em preto e branco!

    Logo depois embarquei no Atari e com 7 anos de idade(1991) estava eu botando minhas mãos no (TOP de linha) Phanton (pra quem não sabe Nintendinho dos pobres, rs) logo mas estava eu com um Master System na casa do vizinho, visto que eu não tinha grana nessa época, mas pude zerar Sonic, Alex kid e Gouvellius (meu primeiro RPG) enfim, dai foi evoluindo, Graças a Deus pude passar por todos os vídeo games e já tive todos, os únicos que não tive foram Nintendo DS e PSP, hoje sou dono de um X360 e assim que possivel também de outro PS3 visto que vendi o meu ano passado.

    enfim ... Sou completamente apaixonado por games e vou carregar isso comigo até o fim de minha vida e não só gosto de jogar como faço isso de coração e levo cada segundo passados em frente ao jogo (à sério!)

    maravilhosa essa reportagem Leo, parabéns! Eu tive coleção da Sgamepower, mas infelizmente foi jogado fora em uma mudança (minha mãe =\) e também tive esse cartão do Boss e inclusive 3 desenhos meus entraram na revista na parte do Leitor!

    Forte abraço a todos!

    Gamertag: MarceloViannaBR

    ResponderExcluir
  143. Leo, saudade desse tempo, lembrei que tenho uma gaveta ali cheio de supergamepower, inclusive a número 1, se quiser posso tirar umas fotos de umas capas aqui e te mandar. Valeu pela matéria

    ResponderExcluir
  144. Nossa essa postagem me fez voltar no tempo, quando o auge era um super nitendo e um mega drive...
    Lá por 1996 quando eu morava em Sumaré /São paulo. Me lembro que já tinha Playstation, mas era uma coisa completamente diferente. A galera adorava jogar Super Nitendo nas locadora, eu mesmo me lembro de um episódio onde para jogar Mortal Kombat II eu tive que matar aula. rsrsrsrsrs
    Bons tempos
    Ainda tenho várias revistas guardadas em casa, tem Ação games, Super Game Power entre outras (tem uma que eu não lembro o nome - que inclusive nela tinha o detonado de Final Fantasy VII em 6 revistas).

    ResponderExcluir
  145. saudades =/ eu tinha um mega
    tinha milhares de revistas de video game jogos como Rock N' Roll Racing, flashback, street fighter 2,castlevania,Beyond Oasis <- um dos poucos jogos do mega que tinha save pq hoje em dia nao se faz jogos tao legais como antes hoje so vejo copias de copias a criatividade acabo ou nos estamos ficando menos exigentes?

    ResponderExcluir
  146. Época de ouro pra mim! Adorava a Ação Games e a SuperGamePower que eram as melhores revistas de games da época. Elas eram minha única fonte de informação sobre games e elas eram excelentes, muito bem escritas e muito divertidas de ler. Até hoje guardo com muito carinho algumas que sobraram da coleção que eu tinha. Adorava ir à banca no fim de semana comprar uma Ação Games e/ou uma SuperGamePower. Lembro que um dos momentos mais tristes da minha infância foi quando descobri que elas seriam descontinuadas. Como fiquei triste e decepcionado! As revistas de hoje não chegam nem aos pés das de antigamente, e pra mim, ver notícias pela internet não é a mesmo coisa que nas revistas. Ótima matéria e me trouxe uma nostalgia muito boa de uma época que não volta mais. Ô saudades dessas revistas!

    ResponderExcluir