segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Do Street Fighter II ao IV

By Eng Leonardo

Em 1991 ocorreu um fato que mudou a minha rotina e ocupa um lugar de honra e destaque na minha memória até hoje. Que fato foi esse? Nada mais nada menos do que o lançamento do jogo Street Fighter II: The World Warrior.

Acredito que o fanatismo pelos chamados “fliperamas” não é uma característica marcante dos brasileiros hoje e tão pouco era na minha infância, porém, Street Fighter II conseguiu quase uma mudança cultural nessa época e levava a molecada em massa (e eu no meio) às casas de fliperama.

Assim como o Street Fighetr IV, o II também foi lançado inicialmente só nos fliperamas, mas graças a Deus, devido ao “tera” sucesso do jogo, foi produzido uma versão doméstica para o console da Nintendo. E que felicidade a minha em ter um Super Nintendo naquela época, não?! Mas como diz o ditado, felicidade de pobre dura pouco e passado o entusiasmo da notícia eu me lembrei que morava no Brasil e é claro que esse jogo não seria vendido oficialmente por essas bandas...

“Mas como você é burro hein Leonardo! Bastava procurar no Mercado Livre, no eBay ou pedir para alguém trazer dos EUA”.

As palavras “eBay”, “Mercado Livre” ou mesmo “internet” ainda não faziam nem sombra no nosso horizonte daquela época, as pessoas não faziam viagens internacionais com tanta freqüência e as que faziam, não tinham muito diálogo com o até então “não-eng Leozinho” de 12 anos. Ou seja, minha felicidade transformou-se em desespero e eu precisava de qualquer modo e a qualquer custo conseguir um cartucho do Street Figther II para o meu Super Nintendo.

Para resumir a história, depois de muitos e muitos contatos, consegui alguém que trouxesse o cartucho dos EUA pra mim pela bagatela de USS 100 (cem dólares), dinheiro que valia um rim de um garoto de 12 anos em 1991. Quase sem dormir por alguns dias aguardando o meu tão sonhado Street Fighter II, eis que chega às minhas mãos o “agente” que deu luz a minha insônia.

Clique para Ampliar

A emoção foi tão grande, que nem reparei na tosquice da capa desse jogo, com o Ryu de munheca quebrada, a Chun-Li com nariz e olheiras de iraquiano pós-guerra (sem ofensas) e o Blanka, dado a perspectiva, com mais de 3 metros de altura.

Esquecendo a parte artística da capa do jogo, o resultado dessa odisséia foi que eu tinha em mãos o que até então tínhamos notícia de ser a primeira versão doméstica de Street Fighter II em minha cidade. É óbvio que como resultado desse fato, filas de moleques se formavam em frente a minha casa a aglomerações de dar inveja às maiores assembléias romanas aconteciam em frente à TV do meu quarto. Ainda bem que eu tive tempo para jogar e treinar antes da notícia do meu SFII se espelhar e como naquela época nós só jogávamos no sistema “ganhou ficou”, eu acabava jogando Street Fighter II da hora em que eu chegava da escola (sempre com amigos vindo junto, é claro) até o finalzinho da noite. E como resultado desse árduo treino, não havia um só ser vivo em Guarulhos capaz de me derrotar no comando de Ken ou Ryu nessa versão doméstica de Street Fighter II. Huahahahahahaha (risada maligna).

E é por isso e por mais um pouco que estou contando os dias para o lançamento de Street Fighter IV, mesmo 2009 sendo um ano tão promissor com jogos de altíssima qualidade como God of War III, Resident Evil 5, Gran Turismo 5 etc.

E para os que têm um espaço especial reservado em seu coração destinado a esse grande jogo de luta, segue abaixo uma seleção de papéis de parede do novíssimo Street Fighter IV. Espero que isso ajude um pouco na angústia da espera.

P.S.(1) Basta clicar em qualquer imagem para ampliar, depois clique com o botão direito do mouse na imagem ampliada e clique em “salvar imagem como” ou “save picture as” para salvar os wallpapers no seu computador.
P.S.(2) Eu não sei qual vocês irão escolher, mas a tela do meu computador já está ilustrada com as inigualáveis coxas de Chun-Li.

Clique para Ampliar Clique para Ampliar

Clique para Ampliar Clique para Ampliar

Clique para Ampliar Clique para Ampliar

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

Clique para Ampliar Clique para Ampliar

Clique para Ampliar Clique para Ampliar

Clique para Ampliar Clique para Ampliar

57 comentários:

Gackt disse...

D+ esse post!!!!!!! Minha infancia também foi na base de Street Fighter! huahuiahuiahauiha

Anônimo disse...

Hsahushaushausha, Leo também to esperando muito o SFIV, você vai comprar pra ps3(sei lá se é exclusivo)?
Leo, você já viu os vídeos do GOWIII e do Uncharted II do VGA?

Eng Leonardo - CJBr disse...

Provavelmente comprarei para o XBox. Eu ví o vídeo do GoWIII. Do Uncharted 2 eu ainda não ví, mas me falaram que é muito bom.

Anônimo disse...

Leo, você não disse que gosta mais de jogo de luta pra ps3?
Eu vi numa notícia da Uol que o Uncharted 2 vai usar todo o potencial do ps3, parece que os gráficos do jogo vai ser bom, to esperando muito ele.

Eng Leonardo - CJBr disse...

Eu preferia muito mais esse jogo no PS3. Gosto mais do controle do PS3 pra esse tipo de jogo, mas os jogos do PS3 estão chegando muito caros ao Brasil.

Anônimo disse...

Queria joga com o "mestre do SF" online, mais não vai dar.

Eng Leonardo - CJBr disse...

Isso foi no 2 puro. Depois que inventaram mil golpes especiais eu parei de jogar, mas mesmo assim esse dias eu joguei a demo e ganhei de 3 amios meus. huahahahahahaha.

Mas por isso que acho que o 4 vai ser muito bom, porque ele retorna às origens.

Trypaseca disse...

Ae Leo tambem passei por essa angustia para jogar SF 2, tenho esse jogo ai do nintendo no meu caso na cidade onde morava so uma locadora tinha, dai era uma batalha pegar, consegui pegar um dia e fiquei com ele alugado quase dois meses hahahaha preço do aluguel foi caro, tudo mundo ficava bravo porque não devolvia o jogo, dai tbm faziam fila pra jogar na minha casa hehehe.

Mais a epoca foi boa mesmo, aguardo anciosamente esse jogo, como vc vai comprar para o Xbox podemos marcar umas lutinhas pela Live blz? pode escolher qualquer um menos Ryu e Ken hahahaha

abraços.

Eng Leonardo - CJBr disse...

huahuahau. Pode deixar Trypaseca. Vou começar a treinar com a Chun-Li então. rsrsrs
Mas devo estar muito enferrujado e vou ter que recomeçar meu treinamento em SF4. :)

Anônimo disse...

Leo, já tem demo do SFIV?

Anônimo disse...

ótimo post,mas vou continuar com meu kratos protegendo o meu pc suahuhsh


flw

Eng Leonardo - CJBr disse...

Anderson. Não tem!

Will. Eu ainda prefiro a Chun-Li. rsrsrs

Abraços

Unknown disse...

deve ser mto bom esse jogo

Unknown disse...

Poxa,tenho meu Street Fighter II até hoje no Super Nintendo, mas desanimei de jogar,pois meu pai me dá um couro!!!!
Isso acontece porque ele tinha uma locadora de games e ficava disputando com a mulecadinha que ia na locadora.
Mas mesmo assim estou esperando muito ansioso por esse jogo.
Abraços

Anônimo disse...

Ja faz tempo que nao visito o blog
recentemente nao esta dando tenpo para eu ir na minha tia,que e onde uso a internet...
Mas hoje eu vi uns dos videos novos e vi que nao perdi muita coisa,uma boa parte ja tinha visto.
eu vi o video da sua fase do LBP e achei ela exelente,se eu ja tivesse o jogo e a internet la em casa daria nota maixma,meus parabéns pela fase e pelo cartucho do SFII original,pois dele eu so vi o falso,mas pra min num faz diferença eu nunca gostei muito de SF:)e nao tive esse jogo.
valeu leo abraçao

JR-JUNIOR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

o post acima e meu

JUNIOR disse...

leo tem como me mandar aqueles 2 videos de como conectar o xbox 360 na LIVE! :)
GRATO DESDE JA VLW LEO...

BOA NOTÍCIA



BY JR

Anônimo disse...

oooooooooo mas tinha que alguem postar logo depois do meu bom esse utimo anonimo eu meu

Eng Leonardo - CJBr disse...

Junior. Só clicar em demonstrações no blog que os vídeos estão lá.

Anônimo disse...

Fala Léo, saudosa época. Só uma curiosidade, na versão japonesa o M. Bison era o lutador de boxe, uma alusão ao Mike Tyson, comedor de orelha, e quando foi para os EUA os nomes foram trocados. O Vega, chefão final ficou com o nome do boxeador, o lutador espanhol ficou com o nome do último chefe do jogo e quem ficou com o nome do cover de Freddie Krueger foi o atormentado boxeador. Confuso, mas é isso. Abraço.

Anônimo disse...

Nossa velho,aprende a jogar videogame com Street Fighter2,Mortal Kombat,Mariokart e Donkey Kong,tudo do Super nintendo!

Muito legal esse post Leo,SFII faz parte da minha infância,mas não aguardo tanto o SFIV,tanto que também eu não gosto muito de jogo de luta,hehe.


Mas podem crer,a Capcom é um empresa de qualidade.

Rafael de Oliveira disse...

Post maneiro!!
Mas eu num curto muito street figter.
Vlw vou jogar assassin's creed ds.

Est daniba disse...

Fala Léo bl?

gostaria de falar que fiz outro blog (2 faliram) e gostaria de que me ajudasse , é que os unicos jogos q poderei comentar serão os de PC , pq meu ps2 pifofo,
entaum c tiver alguem , qualquer um q c abilita a faze um video comentado , agradeço

um abração galera

voltando para o comentario

o Street Fighter é uma historia de vida , tds ja jogaram , é quinem Chaves , tds ja viram chaves , naum tem um q nunca jogo Street Fighter

Anônimo disse...

Leo , faz um vieo da demo do RE5 ,, está muito bom o jogo .

Envitt disse...

Leo muito boa a materia parabens. Esse foi o meu 1º jogo de luta no Super Nintendo x.x, joguei ele em 1997, passei varias e varias noites jogando (nossa como era viciante esse jogo). Leo em media quanto vc paga pelos seus jogos de PS3 ?

Vlw

Luiz Magacho disse...

LEO,Faz mais videos sobre a Home do PS3

Anônimo disse...

Lendo esse post me faz lembrar de minha infancia. O tempo bom, pena q não volta mais. hehehe. O saldoso nes, meu 3º video game. Também só jogava Street Fighter, International Super Star Soccer Delux, Mario World, Mario Bros 3.
Classicos inesqueciveis!!
Leo vc se provalecia com a molecada hehehehehehehe, ta certo. :)))

Renato Charneski disse...

Muito bom o post...
Mas não teria os Wallpapers em Wide???
É muito difícil achar numa resolução compatível com meu monitor, e deixar esticado é muito feio...@_@

Eng Leonardo - CJBr disse...

@ Rafael. Em 1991 eu não era nem adolescente ainda. Ou seja, eu também era moleque. rsrsrsrsrs

@ Renato Luiz.
Demorou, mas achei!
Pega em os wallpapers em wide nesse endereço.

http://www.creativeuncut.com/wallpaper_street-fighter-4.html

Anônimo disse...

Leonardo, meu pai me disse que ele vendia no minimo 40 cartuchos por dia desse jogo, ele ia pros eua trazia uma caixa enorme e vendia uns 200 reais a mais :B, ele disse que oque ele vendia em 1 dia, pagava a passagem que ele foi pros eua. o_O

Anônimo disse...

As inigualaveis coxas da chun-li!!!hauhahuhahauhauhuahu!!!

Anônimo disse...

pelo menos na capa tinha o brasileiro blanka

Nikes disse...

meu primeiro video game foi N64 eu tinha 5 anos (culpo meu pai até hoje de n ter me dado uma bike) mais valeu apena todo final de semana eu alugava "cartucho" e todo mes comprava jogos novos cheguei a ficar com uns 25 jogos de N64 tudo original 50$ os usado que eu comprava e 120$ os novos tipo zelda majora's mask até que um belo dia eu vejo roms pela internet e emuladores porem n me arrepende de nada até hoje eu vendi meus 25 jogos e meu nintendo 64 por 1 memori card de pla2 q na epoca era 120$ =)

JuNi0rFB disse...

E aí Leo, fmz?
Ótimo post, eu não sou muito fã de street fighter, mas acredito que todo mundo aqui já jogou esse jogo, era uma febre. Mas cem dólares? Muito mais caro do que qualquer jogo de sétima geração rsrs

Anônimo disse...

nunca gostei de street fighter porque quando podia jogar com 8-9 anos meus primos que ja tinham 15-18 ja jogavam muito bem,ai eu nunca ganhava..
uhauhsuhahusahushu

talvez compre esse
maas acho que jogo de luta nao vale o dinheiro...

Anônimo disse...

eu nao gostei da capa da versao americana
a japonesa ta muito melhor

Felipe disse...

ué léo
se num tm 29 anos ?
cmo q em 91 se num era nem adolescente ?

Helio Mendes disse...

olhem o novo blog que acabou de lançar entren no link:

http://com3emelhor.blogspot.com/2008/12/lbp-e-resistance-2-fracassam-gears-of.html

Anônimo disse...

muito bom, mto legal....
sempre joguei, mas nunca fui fa assim!!!!!!!!
mas o jogo e mto legal!!!!!!

Anônimo disse...

muito bom, mto legal....
sempre joguei, mas nunca fui fa assim!!!!!!!!
mas o jogo e mto legal!!!!!!

Lucas GK disse...

Orra Leo só a perna do Blanka já cobre o corpo inteiro do Ryu, e as pernas da chun-li parece que ela também tinha 12 anos... ^^q
Que história legal eu também tinha mau nintendo (meu primeiro videogame quando eu tinha 6 ou 7 anos eu acho...) com o Street Fighter II Turbo !

Adorei sua história!
Abraço.

Anônimo disse...

JLn~

Também curti a historinha...
Belos wallpapers!Vou usar algum.
Valeu por compartilhar!

Renato Charneski disse...

Valeu pelos wallpapers Leo^^
Já to usando aqui...

Anônimo disse...

Leo seu texto me emocionou e lembrou minha infância :D !!! Lembro q meu vô foi pro Paraguai e comprou meu SNES lá e trouxe junto a fita do Super Street Fighter 2, nossa como eu jogava aquele jogo, ele fez eu me apaixonar pela luta, por causa daquele jogo comecei a amar jogos de luta e dps comecei a praticar judo, aikido, kung-Fu, karate, jiu-jitsu e capoeira....esse jogo mudou a minha vida, tenho meu SNES e esse jogo até hj !!! Eu joguei já vários Street Fighters e foi o único q gostei, pois esse + novos achei mto esquisito jogar e talz, pra mim é diferente de jogar e ñ me acostumo, se o SF4 continuar sendo SF do jeito q eu conheço, com certeza irei comprá-lo. E Leo vc comprá-lo para PS3, vamos jogar online pois eu dps d 1 mes jogando o SSF2 no SNES, ngm me vencia naquele jogo comigo usando a chun-li, eu nunk encontrei alguém q me vença naquele jogo comigo usando a chun-li. Leo oq t faz comprar um jogo (se for o mesmo.) para o X360 ou PS3 ou Wii ?

Junior_pg182 disse...

nesse tempo eu nem era vivo(vcs eh veio em huashuahusa)no meu tempo era marvel vs capcom(no fliperama) fugia de casa so pra joga tinha uns 4 anos.

tbm to doido pra joga SFIV se eu ganha o xbox nesse final de mes.

pow leo vc vacilo na infancia de vez ganha dinheiro com seu SF hehehe oq importa eh a diversao.

ha escreva Buahahaha parece mais malefica

Anônimo disse...

ae leo, peguei meu ps3 ontem.. ja esta conectado na internet.. criei conta tudo mais.. soq nao consigo baiixar a home fala q a minha conta n pode acessar .. algo assim.. vc sabe oq esta acontecendo?
e o cabo hdmi tem tanta diferença para o quem vem junto do ps3?
obrigado !!!!!!!!!

Anônimo disse...

tenho 15 anos mais já fui viciado em SF tbm.........Leo se acha q vale a pena ter um 360 e um play 3??ganhei o meu 360 semana passada e to pensando em compra um play 3 no meio ou no fim do ano q vem..........será q vale a pena?

Eng Leonardo - CJBr disse...

@ Felipe. Em 91 eu tinha 12 anos.
Os americanos definem a adolescencia com o período entre os 13 e os 19 anos. Por isso tem "teen" no final desse números (nineteen). Claro que existe outras definições que se baseiam em perfil ou desenvolvimento físico, mas pela definição clássica, aos 12 eu era pré-adolescente.

@ Lucas GK. Você acredita que isso da capa eu só percebi quando fui fazer o post? Realmente eu estava tão empolgado que na época nem olhei direito pra capa. rsrsrsrsrsrs

@ Victor DS. Fico muito feliz de saber que o jogo de levou para o bom lado dos esportes. Geralmente as pessoas só destacam histórias ruins sobre a influência dos video-games.
Quanto a escolha. Se um jogo sai para as 3 plataformas, eu nunca compra para o Wii porque os gráficos do Wii me desanimam. Então para o Wii eu acabo comprando só os exckusivos bons (que são raros rsrs). Se sai para o XBox 360 e PS3 eu acabo pegando para o XBox 360. Eu gostaria de poder pegar para o PS3, mas não sei porque os jogos de PS3 chegam aqui um pouco mais caro que os do XBox 360 (nos EUA é o mesmo preço para os dois). Portanto, acabo comprando para o PS3 só o que é exclusivo. Tenho LittleBigPlanet, Uncharted, MGS4 e mais 3 jogos. E vou pegar God of War 3 e Gran Turismo 5 com certeza. :)

@ junior_pg182. Eu nunca tive destacado esse lado comercial, mas você tem razão. Eu poderia ter feito uma grana. rsrsrs
Na minha última risada malígna eu escrevi hahahahahaha e pediram para eu escrever huahahahahaha. Agora tem que ser buahahahahaha?
rsrsrsrsrsrsrs

@ Arthur. Você só consegue a HOME caso tenha se cadastrado com um endereço completo amerciano. Se você está usando um cabo de vídeo comum em uma TV de alta definição, o cabo HDMI vai fazer muita diferença sim.

@ Anônimo. Como eu tenho os 2, acho que vale a pena sim. :)

Anônimo disse...

Leo , O Gran Turismo 5 ja lançou, o meu tio tem o play 3 e eu tambem , o meu tio tem o gran turismo 5

Lucas GK disse...

Nossa Leo eu pude sentir acho que a mesma coisa que você á 7 dias á tráz, quando eu comprei meu PS3... Só que a sua senssação concerteza foi muuuito além da minha, porquê você era o único em Guarulhos que tinha o jogo! Era um sentimento de superioridade !! Muahahahahahahahahahaha (sua risada malígninha)hahahaha(minha humilde risada) :D

Leo to muito afim de colocar meu PS3 pra jogar Online só que minha internet é de 100kbps ;( acho que não tem como mesmo né ?!

Mais se não der tudo bem eu já estou feliz (por enquanto ¬¬) com meu PS3 e meu MGS4 e meu PES 2009 que chega semana que vem! ^^

Abraço.

Anônimo disse...

Lucas GK eu tenho um speedy 300, com wireles na minha casa q o PS3 chega a pegar no mximo uns 50% de sinal e consigo jogar online, acho q vc consegue :D

Anônimo disse...

Prefiro Dead Or Alive 4 (xbox 360) e Mortal Kombat, mas já joguei muito Street Fighter

Anônimo disse...

Leo comprou o Street Fighter II HD?

Muito bom

Anônimo disse...

Espero mto SFIV!!

Anônimo disse...

Cara se vc tinha um Snes na época em que saiu este jogo vc era um felizardo eu tinha um MegaDrive e no console da sega só saiu uma versão do street figther 01 ano e 1/2 depois do Snes ( o Strret Figther 2 Plus) muito bom mas bem atrasado. Eu adorei meu MegaDrive com jogos com Golden Axe Strrets of Rage e tal, mas aguentar esta espera foi triste muiots amigos meus jogavam no Snes e eu amargava a espera. Mas de qualquer forma foi muito bom seu post.

Ruan disse...

Ola, eu comprei o street fighter pro Xbox, mais eu n to consiguindo faser os golpes, super, ultra combo, e eu ja olhei no comand list, mais eu n entendi nada, tem uma bolinha vermelha, uns negocio branco. nnao to consiguindo vcs podem me ajudar.