quarta-feira, 23 de junho de 2010

Wii discrimina canhotos?

By Eng Leonardo

Assim como seu criador Shigeru Miyamoto, o herói Link de The Legend of Zelda também é canhoto! E qualquer um pode verificar esse fato simplesmente assistindo vídeos de jogos mais antigos da série como o Ocarina of Time.

E assim como aconteceu em Twilight Princess, em The Legend of Zelda: Skyward Sword (a ser lançado para o Nintendo Wii) o personagem Link aparece mais uma vez como sendo destro (vide vídeo abaixo)!

Meu amigo e parceiro de blog JR, que também é canhoto, comentou comigo esses dias que teve dificuldades em jogar Super Mario Galaxy no Wii justamente por ser canhoto.

Agora vem o questionamento que é o motivo desse post: Será que o Wii está “excluindo” os canhotos ou alguém tem uma teoria melhor para explicar o fato de Link ser destro no Wii?

68 comentários:

gabriel3136 disse...

primeirooooooooooooooooooooooooo !!!!! agora vou ver o video xD

Anônimo disse...

Primeiro

Keke gamer disse...

Eu Sou Canhoto Não Tenho Wii Mesmo Quero Que Ele vão pra o HELL

Unknown disse...

Pra mim isso e detalhe que a NINTENDO nem reparou mais eu ri kkk eu achei engraçado discriminando os canhotos.

ViNnIcIuS.D.StToS_xD disse...

Tbm sou canhoto,e espero q não seja isso...Muita sacanagem se for!!

TiGx disse...

kkkkk quem comenta primeiro comédia ,D

Gustavo Cavalcante disse...

por que ele sente dificuldades em jogar??
Obs: eu nunca joguei wii..

Mateus disse...

qual a importancia de ser o primeiro a comentar? isso nao muda a vida de ninguem.

00 disse...

leeo a gamertag sai quando ?

Eng Leonardo - CJBr disse...

@ Adriano
Com certeza a Nintendo reparou nisso! :D

@ animes
É que o JR é meio burro. rsrsrsrsrsrsrs
Brincadeirinha. Acho que ele vai fazer um vídeo mostrando isso. :D

TiGx disse...

hsahsahahs comédia em
My gamertag: TiGxOt ,D

Anônimo disse...

Eu so canhoto só pra escrever, pra jogar ou fazer qualquer outra coisa eu so destro

Felipe e Marcelo disse...

fala galera da cjbr e todo o pessoal visitante estou aqui pra falar pra todos por favor se alguem quiser dar uma olhada no meu blog de entreterimento fiquem a vontade www.pioios.blogspot.com ,
obrigado pela atençaõ de todos !!!

Fantaccini disse...

Olhaa eu acho que a nintendo deve ter feito o personagem destro com a intenção de não deixar o jogo tosco, mais porque tosco?
Claro que a maioria das pessoas no mundo são destros!!(diferentes de mim ^^)então imagina você (destro)atacando com o wiiremote na mão direita e o personagem atacando com a mão esquerda!!ficaria muito estranho e muito tosco tbm!!
kkkkkk

Gustavo Mattei disse...

uma vez ele disse que seria possível escolher entre ser canhoto ou destro no jogo, é esperar pra ver né?

JoeyJr disse...

isso é uma pta falta de sacangem dah nintendo por isso nao gosto dela!

Unknown disse...

Então lhes faço uma nova pergunta.
Caso os jogos tivesse também a opção para canhotos, igual wiisports, será que funcionaria?
No Wiisports (e derivados XD) tem a opção para canhoto, mas esses jogos usam APENAS o Wiimote, tirando o boxe mas esse nem faz muita diferença em que braço está qual controle =P.
Agora um Zelda, Mario e afins com opção para canhotos obrigaria um canhoto, que a vida toda controlou o analogico com a mão esquerda, jogar com o Nunchack (escrevi certo? XD) com a mão direita.
Ou seja, acho que para a nintendo é mais facil que os canhotos aprendam a balançar o braço direito do que controlar o personagem com ele...
Fica ai uma questão que só os canhotos podem responder, o que é menos pior?

Unknown disse...

é verdade eu tbm sou canhoto (mas n tenho wii tenho xbox) mas raramente vejo personagens canhotos o unico q me lembro no momento é o raphael de soul calibur fora esse nao lembro de mais nenhum no momento

Isse é preconceito! '-'

Unknown disse...

é verdade eu tbm sou canhoto (mas n tenho wii tenho xbox) mas raramente vejo personagens canhotos o unico q me lembro no momento é o raphael de soul calibur fora esse nao lembro de mais nenhum no momento

Isse é preconceito! '-'

@IanuuB disse...

Será que no ps move será assim?! bom sendo ou não eu espero que não, mesmo sendo destro

@IanuuB disse...

Será que no ps move será assim?! bom sendo ou não eu espero que não, mesmo sendo destro.
E a gamer tag tem mais ou menos idéia de quando sai?

Robas disse...

Eng Leo, esse novo zelda, você podera escolher se o link sera canhoto ou destro, ai a posição do wii remote vai inverter para o jogador usar a mão esquerda... bem, foi isso oq foi dito anteriormente

Fantaccini disse...

@ bardivia
Man, concordo com você!!
é muito mais facil aprender a balançar o controle com a mão direita do que ter cordenação pra guiar o Nunchuk, eu cheguei a jogar o Twiligh Princess e não encontrei dificuldades para atacar,pescar,etc. (Bom, pelo menos EU não,agora não sei vocês)

Mark disse...

Leo! O que você acha do novo Zelda???

Rafael By Gears disse...

Tb sou canhoto fico me imaginando agora jogando em um wii rs nao sei nunca joguei mais acho que 100% nao fica não ;D

Piolho de Cinema disse...

@Eng Leonardo - CJbr
puxa...eu sou canhoto também.....e tenho dificuldades em muita coisa, (abrir lata, tocar violão)e até mesmo na minha profissão passada ( mecânico de Usinagem) tive dificuldade...e jogo wii na casa de um vizinho....e tive difuculdades para jogar Mario Galaxy também, entre vários outros títulos com Call of Duty, Medal of Honor.
Agora teoria para esse descaso é um pouco difícil de aparecer.

é brincadeira, logo a nitendo dar este tipo de bola fora, espero que o Ps move não venha com certas limitações como essa.

Vamo fazer uma campanha
"Canhoto também joga video game"

Luiz disse...

Eng Leo, o novo programa da GamerTag sai hoje?

Rodrigo JF disse...

Olha, conheço 3 canhotos que jogam Wii e eles nunca reclamaram de nada, eu que sou destro reclamo mais que eles já que eles são melhores...

Acho que com o tempo se acostuma, vai treinando com jogos mais simples que Mario Galaxy. Uma última pergunta: A dificuldade é em questão a movimentação ou outra coisa?

=D

Diego Rodrigues disse...

Nossa,será que é verdade?Isso dá processo!kkkkkk
Brincadeira,não sei...
Mas se a Nintendo está fazendo isso,é muita sacanagem!

Diego disse...

Cara... isso é simplesmete porque a maioria absoluta é destra. Pra que fazer um jogo pra ser usado com a mao esquerda se mais de 90% do mundo é destro?

PaulinhoRick disse...

Sou canhoto,mas nunca joguei o WII.Quero ver o vídeo do JR (jogando Wii)para ver se tem alguma diferença porque agora fiquei com dúvida.

TiagoVS disse...

Na verdade, vcs todos estão enganados. Nos tempos, em que se exigia o uso da espada para se defender de ataques, era comum o uso do escudo tbém! E por isso, mesmo os canhotos eram instruidos a empunhar a arma de ataque com a mão direita e o escuda na esquerda, visto que o seu inimigo, por probabilidade, seria destro, e assim falicitaria a sua defesa.

Qdo o seu inimigo tem um conjunto de ataque que é praticamente um reflexo do seu, se defender é mais fácil, pois ele irá atacar pela sua esquerda (mão na qual estará o escudo).

Foi prolixo ou deu pra entender??

Abraços!!

Eduardo disse...

Nao me importo se ele e canhoto ou destro o que importa e que zelda é e sempre será uns dos melhores jogos da historia dos videogames

Lunares disse...

Concordo que ja que tinham criado o personagem como sendo canhoto o correto seria o mesmo contiar o sendo, porém com os controles do Wii em que vc utiliza o Wiimote como a espada ficaria alem de irregular sem sentido o personagem movimentar a mão inversa da que a maioria das pessoas utiliza.

Porém tudo podia ser ajustado com uma simples opção no jogo onde se escolhe se é destro ou canhoto, invertendo assim a espada e objetos na mão do personagem...

Isso poder ser considerado como uma falta de "esmeril" da Nintendo ou realmente uma limitação do hardware ou midia onde tais alterações poderiam se tornar inviaveis pelas variaveis envolvida na construção do game, (sinceramente acredito ser um simples detalhe na construção do game, onde bastava inverter as mãos do Link).

Abraços e na espera do novo programa da Gamertag

Anônimo disse...

Cade a GamerTag ?

Bruno Campos Barone disse...

sei la sou destro

juninho.hg disse...

O jogo era para ter uma configuraçao igual o conter striker(que vc pode trocar a arma de mão de esquerdo para direito e de direito para esquerdo vice versa).
Eu acho que a nintendo deveria fazer a mesma coisa.

O Leo uma pergunta por que quando as pessoas pergunta quando sai a gamertag vc nao responde?
(tomara que eu nao leve um fora :)

lenelamin disse...

A maioria dos jogos de Wii que utilizam o movimento da mão, da para escolher entre canhoto e destro, acho que com Zelda não vai ser diferente.
Mario Galaxy era só chacoalhar o Wiiremote, e o The Legend of Zelda TP também, por isso não tinha esta opção.
No trailer só botaram como destro porque a maioria das pessoas são destras.
Acho eu!!!

Vinícius de Castro disse...

"Eng Leo, esse novo zelda, você podera escolher se o link sera canhoto ou destro, ai a posição do wii remote vai inverter para o jogador usar a mão esquerda... bem, foi isso oq foi dito anteriormente.

Eu li esta notícia tambem.

Tomara que este Zelda não seja ruim como o Twilight princess, eu zerei 8 The legend of zeldas ja, sou fã da série, e o zelda Twilight princess foi o pior que ja joguei ( não que o jogo seja ruim) mais para o nivel da serie, foi muito abaixo =/, o jogo é fácil de +, longo pra caramba, com um cenário grande, mais mal aproveitado.Espero que este não decepcione ;D

Natural born killer disse...

Eu sinceramente não consigo entender este lance de canhoto ou destro.

Vou esperar o video (casa tenha) explicando a dificuldade, porque para mim, a dificuldade é a mesma para ambas as pessoas, só trocar de mão os controles.

E tbm tem o lance de se acostumar com os controles... Quem cresceu jogando PC como eu sabe o inferno que é se acostumar depois com o controle nos jogos de FPS.

@Eng Leo...

Mais uma vez eu suplico... E se precisar eu ajudo a pagar caso precise contratar alguem para fazer este serviço... Mas por favor, coloca alguem para moderar os comentários e "NUNCA" publicar algo de tão baixo nível como este que li hj aqui:

Keke gamer disse...
Eu Sou Canhoto Não Tenho Wii Mesmo Quero Que Ele vão pra o HELL


E como diz o JR... Estudem! Porque sem estudos vocês não serão nada na vida. Ouviu "Keke gamer"?

Hacker_wap disse...

Provavelmente foi o modelador que acabou fazendo isso por não aver nenhuma especificação quanto a isso.

Sou destro e com certeza sinto diferença em usar a mão esquerda pra tarefas que exigem esforço, para esse caso especifico poderia jogar com a mão esquerda sem problemas porque um canhoto não poderia...

Se fosse o contrario o pessoal falaria que é descriminação com os destros...

É semelhante ao que aconteceu com RE antes só matava zumbis brancos, quando invetou de matar negro o pessoal desseu a lenha...

E caso a Nintendo tenha feito isso de proposito talvez tenha algum motivo especial pra isso como o de que a maioria de jogadores de WII é destro eles podem ter pensado no dinheiro, dinheiro comando o mundo.
É somente uma suposição.

No zelda eu até entendo que por a espada do link ficar na mão direita seria estranho segurar o wiimote na mão esquerda e o personagem movimentar a direita...

Mas no Mario não vejo problema em segurar o Wiimote com a esquerda e o nunchuk com a direita.

Só espressei a minha opinião, não critiquei ninguem muito menos o JR até porque sou fan dele =D.

Quanto a terem alterado o link de canhoto para destro é só imaginar que ele conseguiu virar ambidestro(usar as duas mãos corretamente).
Seria pior se o link ficasse verde com a roupa rosa e sapatos amarelos :p.

Realmente esse é um detalhe que não deveria ter passado em branco mas tambem acho que tambem não é pra tanto =].

Jonas Brothers Dream disse...

Tbm sou canhoto,e espero q não seja isso...Muita sacanagem se for!![2]

Mesmo sendo canhoto fui obrigado a fazer umas coisas como destro, então acho que eu poderia conseguir me adaptar a jogar com o direito o wii

Marcelo disse...

aposto que eles nem veem esta parte isso é tempestade em copo de agua

luis eduardo disse...

oq é gametag?

Lucas Franzoni disse...

tambem sou canhoto e nunca joguei Wii, será que os canhotos levam desvantagem nos jogos do wii ? A nintendo devia ter um sistema pra nós canhotos tambem, afinal canhotos tambem sao gamers!

Eduardo disse...

Eng léo, eu assisti um video seu falando como pagar pela internet do pc a live,no site maximums cards, pois bem , na hora que eu fui pagar recibi um email da google falando que a compra gfoi cancelada pois o pais no qual eu coloqueino cadastro não tinha suporte, sendo que eu botei a Bolivia.Eu queria saber o porque da minha compra não ser conluida, sendo que eu segui as suas ordens rigorosamente.Pelo sistema pay pal , existe a opção Brasil como pais, eu botando o Brasil, vc acha que ai sim a contar poderá ser concluida ?

Alex - Shift Games disse...

Sou canhoto e nunca joguei em um wii,espero ter a oportunidade de jogar no console da nintendo...Léo,como assim dificuldade d jogar,é desconfortavel??...espero q eles corrigam isso se for certeza (provavelmente é)
...Léo vc é canhoto??

Anônimo disse...

Nunca tinha pensado nisso....mas sabe que eh verdade!

A Nintendo tbm não deve ter pensado...mas eu acho que se alguem "lembrar" ela sobre esse assunto quem sabe a Nintendo não inventa outra bugiganga maluca para os canhotos poderem jogar beleza!

=D abçrs

Anônimo disse...

Tambem qual diferença vai fazer se o Link é canhoto ou não!?

eu me importaria com o Mario meu chará, jah que eh o unico jogo que eu goso da Nintendo...todos os tipos de Mario que existem, seja de esportes ou jogos normais..eu adoro! =D

Mas tbm são os unicos..pra esses jgoos novos que estão saindo eu n ão quero nem saber!

mas claro...sempre temos que respeitar e aceitar a opinião dos outros =)

abçrs

Anônimo disse...

Não tem problema se vc é canhoto é só vc treinar que vc fica ambidestro assim como eu .

Unknown disse...

o leo eu nunca joguei o wii mas ele tem problemas em ler os movimentos do wiiremote se ele estiver na mão esquerda???
OBS:Sou canhoto tambem.

Artur ericsson disse...

Não tem nada de mais nisso não, e que a maioria das pessoas e destra, ai fica como destro padrão. =] no wii esportes tem como mudar, deve ter algum jeito d emudar.

Cada Doido disse...

deve ser porq a maioria tudo é destro

jiraya disse...

Se o proprio Shigeru Miyamoto,é canhoto e concordou em fazer Zelda para Wii com Link destro,acho que não há exclusão alguma,também eu acho que é mas facil achar destros doque canhotos,e no final é quase a mesma coisa que falar que RE5 é racista.Eu sempre espero o melhor das pessoas e ficaria muito chateado se for verdade mesmo sendo destro,mas não custaria nada gastar um pouco mais de tempo criando um modo para fazer tal comfiguração no menu de opições.
Valeu,abraço.

Netow disse...

eu axo que isso não tem nada haver, so canhoto mais naum sinto dificuldade nenhuma. Tem que checar o Wii sensor Bar do seu Wii pra ver se não tem nada impatando ou sei lah.( a luz solar atrapalha tb, não sei pq mais atrapalha no Wii sensor Bar)

achollet disse...

simples, porque a maioria esmagadora das pessoas são destros e os jogos são feitos para a maioria.

Pvelame disse...

Eu acredito que somente o personagem Link é destro, como qualquer pessoal, se existesse outro personagem poderia ser canhoto. Ele apenas criou um personagem e ele usa as habilidades na mão direita, não vejo nada demais nisso. :)
Abraço.

Mark disse...

Ahh! Então é por isso que o Shigeru Miyamoto não conseguiu jogar Zelda na E3!!!XD

Ferlaque disse...

As empresas fabricam consoles para a maioria, inclusive jogos. Cabe a nós consumidores , considerados "minoria" nos adaptar.

Unknown disse...

tem uma solução simples que poderia ter no WII , ter uma configuração para Canhoto e Destro . so era a pessoa mudar e pronto

João Lucas ZH disse...

De acordo com a nintendo, link é destro no wii pois a maioria da população mundial são destros e ficaria estranho você balançar o wii remote com a mão direita e link balançar a espada com a mão esquerda. Esse o motivo do zelda twilight princess wii ser espelhado do game cube e o zelda skyward sword a mesma coisa e muito provavelmente todos os próximos zeldas serão assim. Então acostumem-se.

Anônimo disse...

Eu acho que durante o jogo você poderá escolher entre destro e canhoto, assim como vários jogos de Wii tem. Pelo menos é isso que eu acho.

Milk disse...

Olá a todos,
No vídeo do novo Zelda aparece Link segurando um arco e flecha como um canhoto seguraria... atentem para isso o Link segura o arco com a mão direita e a flecha com a esquerda... proprio de quem é canhoto.

Mateus Video Game Nerd disse...

isso não é nada preconceituoso... a nintendo só fez isso por que a maior parte do mundo é destra então seria muito estranho jogar com um personagem canhoto por causa disto... mas por outro lado... os canhotos
teriam dificuldades de jogar com um personagem detro... então quando agente botasse "New Game" deveria perguntar:

Você é canhoto ou destro?
°canhoto °destro

aí de acordo com o que agente botasse link seria um ou outro...
LOL

Pinguim do Deserto disse...

Realmente. Tem muito jogo que me obriga a usar o wiimote com a mão direita. mas acho que muita gente não está nem aí pra esse 10% da população :(

Giuliano disse...

Dúvido muito que seja exclusão, no máximo não chegaram a pensar nessa dificuldade de canhotos (mas seria legal uma opção destro ou canhoto).

Júùн ✟ disse...

Eu sou destra,pra nos e mais façil do que passar manteiga no pao agora pros canhotos é sacanagem né?

Anônimo disse...

Tipo. O Link só é Link no original e no segundo jogo. Depois, são todos descendentes dele. Por isso no Twilight e no Skyward ele é destro, são descendentes dele, não é racismo =)