sábado, 1 de novembro de 2008

A promessa não cumprida da Nintendo

O texto abaixo é uma tradução publicada recentemente pela Loading Time e como tem tudo a ver com a imensa discussão iniciada pelo post “PS3 superou o XBox 360 em vendas no 2º trimestre fiscal”, resolvi postar aqui na C&J Brasil também. O texto foi escrito originalmente por Brice Morrison e fala exatamente o que eu falo nas discussões do Blog e com amigos meus. Mas com certeza a palavra de um Designer da Electronic Arts vale mais do que a palavra de em Engenheiro Brasileiro!? (smile)
Reforço que esse post não tem o intuito de falar bem ou mal do Nintendo Wii, já que a ideologia do Blog é a busca da verdade por meio de experiências e discussões saudáveis que possam gerar conceitos para as próximas gerações de consoles e auxílio para os indecisos na compra de um novo console.
Espero que gostem e, por favor, exponham suas idéias, critiquem, discutam, ou façam qualquer outra coisa que queiram fazer (sempre com respeito e lisura, é claro), mas fundamentem suas idéias em fatos e não em “achismo” ou “fanatismo ista”.


Após seu primeiro e entusiasmado artigo elogiando o Wii, o designer Brice Morrison olha para o outro lado, discutindo como o console falhou em entregar a mágica que prometeu.

Lançado em novembro de 2006, o Nintendo Wii é revolucionário, para dizer o mínimo. Com a sua interface inovadora, tomou completamente o mundo de assalto por ter reinventado o que os videogames são e para quem eles são.

Com quase 30 milhões de unidades vendidas mundialmente e estimado a chegar a mais de 160 milhões (mais do que o dobro do Xbox 360 e PS3), a Nintendo claramente marcou um gol de placa.

Os críticos se enfurecem, o público aplaude, parece como se a antes caída indústria dos jogos fosse rejuvenescida e estivesse pronta para correr em um ritmo alucinante nos próximos anos.

De seu lançamento há dois anos até hoje, você ainda terá dificuldade de encontrar o Wii nas lojas. Mas o que os consumidores estão fazendo fila para comprar não é o Wii, o que eles querem comprar é a idéia e o sonho do Wii.

Consumidores, muitos dos quais nunca jogaram videogame antes, compravam o Wii, o aproveitavam por algumas semanas e então ficavam vendo-o acumular poeira ao lado de suas televisões. Eles não sabem explicar por que, mas por alguma razão eles não jogam mais.

Isso é porque o Wii falhou em entregar a sua mágica.

Licença para sonhar.

Quando eu ouvir falar do Wii pela primeira vez, fiquei completamente empolgado. Embora a idéia dos controles baseados em movimentos seja agora óbvia, na época foi completa e absolutamente original. Tal idéia sequer havia atravessado a imaginação do jogador médio.

Como havíamos visto, para o futuro havia o salto dos botões para os capacetes de realidade virtual, sem nada durante o processo. A primeira medida fora do controle clássico não era mais do que uma “viagem” passageira.

Todos que assistiram admirados a Electronics Entertainment Expo (E3) de 2006, também viram suas mentes começar a pirar com idéias. Isso é uma dádiva, pensávamos. Nós poderíamos fazer qualquer coisa!

Nós podemos fazer jogos de academia para exercitar nossos corpos, jogos de tiro com movimentos reais, jogos de quebra-cabeças com interface palpável e muito mais. De fato, o Wii parecia à licença para sonhar com qualquer coisa.

Mas o limite evidentemente apareceu.

Balanço: a promessa vazia.

A principal falha do Wii e do seu wiimote está em sua promessa de imersão através do movimento. Enquanto muitas pessoas imaginam que jogar Wii será como nos comerciais e as sensações de outros jogadores, eles imaginam uma experiência incrivelmente imersiva.

Os controles baseados em movimentos do Wii atentam a uma sessão de jogo visceral, se tornando alguém com um mundo virtual a sua frente. Todos nós babávamos com a oportunidade de mergulhar atrás do sofá de nossa sala de estar para escapar dos tiroteios, sermos capazes de replicar uma partida real de tênis sem sair de casa, ou ter duelos de espadas que fossem mais reais e palatáveis que aqueles que tínhamos quando crianças com gravetos de madeira.

Foi uma decepção, portanto, ver nossa prometida experiência virtual reduzida a balançar o controle.

O problema é que o balançar de controle não adiciona, em si, uma experiência de gameplay. Se eu encontro uma porta virtual e me é pedido para girar o wiimote ao invés de apertar um botão, isso não torna a experiência mais imersiva.

Enquanto pode ser novidade uma ou duas vezes, o simples movimento em si não enriquece o jogo. De fato pode se tornar tedioso e frustrante. Os desenvolvedores são tão culpados quanto os jogadores sob esse aspecto.

Criar um jogo atrás do outro que é essencialmente um título reciclado da geração passada, mas com o controle novo do Wii, não faz nenhuma diferença do que o título era antes.

A triste verdade é que substituindo o apertar de botão pelo movimento do wiimote nada mais é que uma promessa vazia. Progredir para uma nova tecnologia apenas para ter a novíssima diversão evaporando após uma jogada, não é uma tecnologia bem empregada.

Olhando por trás da cortina

Eu me lembro ensinando meu primo como jogar Wii Tennis, e quando ele foi fazer o serviço, ele levantou seu braço esquerdo, que não estava segurando o wiimote, para sacar. Naquele momento ele não entendia como o Wii funcionava.

Tudo que ele sabia é que era um tipo de máquina mágica que imitava seus movimentos reais. Foi uma ocasião prazerosa e uma incrível experiência exploratória.

Mas a inocência não durou muito. Por meio de experimentação adicional, ele aprendeu como o controle funcionava, descobrindo que uma gingada rápida de pulso dava o mesmo forehand do que girando toda a parte de cima de seu corpo. Aquela excitação inicial passou, Wii Tennis se tornou outro simples videogame.

Quando o público imaginou o que era possível com o Wii, eles imaginavam experiências completamente físicas, parecido com baseball de quintal. Talvez, nós pensávamos você poderia até ter uma leve contusão em um game do Wii, jogando competitivamente com amigos.

Muitas das primeiras respostas da imprensa ao Wii carregavam essa visão, com pais dizendo que também gostavam porque eles e seus filhos saíam da poltrona. Mas dizer que o Wii lhe tira da poltrona, é revelar um entendimento ingênuo de seu gameplay fundamental.

Claro que pode tirar as crianças da poltrona, mas enquanto eles estão fora da poltrona, estão agitando seus pulsos, não jogando basquete.

As limitações do acelerômetro do wiimote (até mesmo com o Wii motion plus) revelam estar um tanto longe da máquina dos sonhos que as pessoas estavam tanto desejando. O necessário e tardio lançamento de Wii Fit mostrou que os desenvolvedores da Nintendo tiveram que lidar com as limitações do wiimote em si.

Wii Fit pode ser fantástico para aqueles que querem fazer exercício, mas é um acessório especializado demais para aqueles que querem explorar mundos virtuais, mas de uma forma mais imersiva. Nós queremos o wiimote para satisfazer nossas necessidades além do exercício, também.

O que nós compramos vs o que nós temos

O Nintendo Wii é uma elegante sinfonia de hardware, software, marketing e imaginação. A primeira vista, parece que pode fazer tudo o que você pensar, uma experiência cheia de promessa.

Todo mundo ama a idéia do Wii. A idéia de uma experiência totalmente imersiva. A idéia de jogos que mais se parecem com kickball do que com Tetris. A idéia de entrar em um mundo completamente novo. Mas após algum tempo, percebemos que compramos nada mais que um botão A que chacoalha.

Sem dúvida, os futuros lançamentos e periféricos do console irão nos satisfazer mais adiante. O Wii deu um grande salto a frente, mas aqueles que acham que já chegamos, estão enganados.

(Brice Morrison é um designer de jogos, que tem desenvolvido games peculiares desde que estava no ensino médio. Antes de conseguir um emprego na Electronic Arts, ele desenvolveu vários jogos independentes de sucesso como Jelly Wars, uma franquia de aventura e ação, e Quick Quests, um MMORPG casual.

Enquanto esteve na Universidade de Virginia, Brice fundou a Student Game Developers, que continua a produzir games todo semestre, além de abrir as portas da indústria de jogos para todos os estudantes. Seu blog (BriceMorrison.com) discute jogos em um contexto expandido e como eles podem ser mais do que simples entretenimento).


P.S. O que Brice Morrison quis dizer, é que a Nintendo prometeu ouro e nos deu bronze. Quem não acompanha há tempos a indústria de games, não ouviu as promessas da Nintendo ou não entendeu o conceito vendido pela empresa, ficou muito feliz com o bronze, porque não esperava por aquilo. O bronze também é bonito e agrada muita gente, mas quem esperava pelo ouro se decepcionou com o bronze e agora a Nintendo vai “exigir” que você pague por uma cobertura de prata no seu bronze (Wii Motion Plus) e isso fará quem estava feliz com o bronze ainda mais feliz, mas os que esperavam pelo ouro, continuarão decepcionados.

57 comentários:

Anônimo disse...

PRIMEIRÃO, UHUHUHUHUUHUH
Mas eu também acho que todos estavam iludidos pensando que o wii seria fantástico,poderia fazer qualquer movimento,mas deu no que deu né!!!.Meu amigo defende ele todo Santo dia mas eu acho que é só pq não tem um 360 ou um play3.é isso aí gente.Abraço,tchau

Eng Leonardo - CJBr disse...

O que os "nintendistas" geralmente não intendem, é que ninguém está dizendo que o Nintendo Wii é ruim ou inferior aos outros consoles. O Nintendo Wii é bom e divertido, mas não é nem perto do que a Nintendo prometeu.

Anônimo disse...

Caralh...
Agora eu tava vendo lá embaixo,e caramba hein Leo 105 comentários,não é pra qualquer blog não hein.Parabéns cara.Parabéns Leo

Anônimo disse...

Muito interessante a reportagem, como vc disse Léo para quem esperava uma medalha de ouro, teve que se contentar com uma medalha de bronze...

Mas eu admiro a Nintendo pela iniciativa, sei que ela pode fazer muito mais ainda. Concerteza a Nintendo sabe de algumas promessas que não foram cumpridas, e a gente espera que na próxima versão do Wii
(ou algo semelhante), talvez os "Nintendistas" possam se 'deliciarem' com uma medalha de ouro...



Abraços!

Envitt disse...

Vamos ver se eu entendi, a Nintendo prometeu revolucionar o mundo dos games, revolucionou um pouco, mas não agradou muitos publicos, com isso fez o Wii Fit, teve um pouco de sucesso, para alguns a Nintendo conseguiu bronze, prometeu um belicimo ouro. Seus movimentos não correspondem muito com os movimentos reais, isso me decepcionou muito, porque em vez de eu mecher o braço para jogar Tenis é sou eu dar uma tremidinha no pulso que a "magica" acontece sem mesmo eu a fazer, outra coisa foi que a Nintendo usou graficos da 6º Geração, tentando se passar por 7º Geração, seus jogos já foram produzidos para geração passada, mesmo que alguns não foram(Mario Kart Wii, Super Smash Bros. Brawl e outros.), então vendeu muito por mentir um pouco sobre a sua "gigantesca" movimentação. Mas isso é só minha opinião. lol que legal Sakuminha, em que cidade do Japão vc mora ?

Vlw

Diego disse...

concordo com todos, o que a nintendo prometeu na época parecia um sonho mesmo, eu achava que ia ser o console mais caro. Sei lá, eu acho que eles relaxaram um pouco, quando começar a tomar pejuízo eles vão se preocupar em fazer bons jogos.

lorenzo disse...

ai ai.......nao li tdo mas o q eu li ja deu pra entende....concordo com o diego, logo que saiu, eu ia tdo dia no shopping olha e era um sonho de consumo, ai um ano dpois q saiu eu comprei, e dpois de uns 4 meses de uso, enjoa pois demora pra sair jogo bom, eles se preocupam em lançar wi-fit, wii zaper, acessorios pro wii, mas nao se preocupam em lançar jogos hardcore ou ate mesmo um que nao seja hardcore mas que seja bom, os jogos hardcore lançados a maioria era de ps2 como bully, splinter cell, destroy all humans, re4.....

acho q a nintendo cometeu um grande erro ao prometer um sonho e nao conseguir fazer, apesar disso o wii ainda é o melhor console pra mim mas espero que em 2009 saia mais jogos hardcore.......

Anônimo disse...

Esse texto é pra calar a boca dos "nitendistas", aí Leo, quem quere defender o Nitendo Wii agora vai ter que mandar um e-mail pro Brice Morrison, porque tu não criou esse texto, voltando ao início do texto, nem sempre a palavra de alguem famoso vale mais do que a palavra de um brasileiro que ajuda pessoas dando informações a ela porque gosta, e hoje informação vale muito, e o blog dá ela de graça.
Leo, visse Cybernet?

Eng Leonardo - CJBr disse...

Parece que a galera entendeu bem dessa vez as críticas ao Nintendo são construtivas.
E valeu pelo comentário Anderson. Achei que o pessoal acreditaria mais no gringo. rsrsrsrs

Anônimo disse...

Leo você viu Cybernet?

Envitt disse...

Leo, você já viu o video "Smash my Nintendo Wii" ?

Nikes disse...

esse post sim resumiu oq tavamos dizendo todo esse tempo nintendo prometeu alem do que podia cumprir a marketing foi grande a nintendo prometeu o ouro nos deu o bronze se pararmos pra pensa 3 consoles de ultima geração fica com bronze é um tanto hilario
quem sabe esse ouro era pra eles e não pra gente afinal eles foram oque mais venderam.

Michael® disse...

Leo Esse Ps3 Tem Difereças Do Outro PLAYSTATION 3 SONY 80 GB CORE ?

Anônimo disse...

Realmente a nintendo não cumpriu tudo o q prometeu e nem acho q vai conseguir arrumar tudo até o fim dessa geração, mas o fato dela ter inovado para mim já está bom, ñ como eu esperava (q nem qnd ele fala do Wii Tennis), mas está bom. "Por meio de experimentação adicional, ele aprendeu como o controle funcionava, descobrindo que uma gingada rápida de pulso dava o mesmo forehand do que girando toda a parte de cima de seu corpo." nos jogos do Wii Fit até agora ñ descobri nenhum truque tipo esse....

Anônimo disse...

Henio, eu vi do Wii, Xbox360 e do PlayStation 3, e os caras são realmentes retardados, o cara compra os 3 e quebra e eu que tenho que esperar mais 1,5 mês pra compra meu ps3.

Túlio de Freitas disse...

Ei leo ele podia fala q mesmo q o wii fazesse graficos melhores ate xbox 1 faria assim mostra q wii nao tem um potencial tao grande.

Junior_pg182 disse...

Nossa fiquei sem palavras, o Brice Morrison dexo bem claro o que a Nitendo "tentou fazer".Sem ofensa pra galera que gosta do Wii mais v6ficaram na mao ou melhor so no balanço.

Unknown disse...

Prezado senhores,
Em uma das respostas do eng. Leo, ele afirma que ninguém está dizendo que o console da nintendo e inferior etc... Pois bem, então serei o primeiro. Afirmo categoricamente que, o Nintendo wii não só é inferior aos consoles da nova geração como também uma plataforma que destina-se a jogadores casuais.
Se a empresa japonesa voltar-se apenas para criação de jogos(por favor, jogos que o protagonista não tenha bigode), assim como a Sega, seria bem mais sucedida. Fica aqui registrado meu repúdio a Nintendo por lançar no mercado um aparelho que se rotula 7º geração quando na verdade, e, exagerando muito, estaria na 6º geração.

Cordialmente,

Eng. Fabrício

Anônimo disse...

é verdade oque a nintendo prometeu,vamos dizer que ela conseguiu uns 30% mas já é uma coisa boa quem sabe daqui uns anos ela consegue realmente oque prometeu esperamos que sim

Anônimo disse...

blz, leo
cara muito bem elaborada essa notícia e também gostei do exemplo de que você deu sobre a medalha de ouro e de bronze, isso resumiu tudo mesmo...
eu comprei o wii com esse mesmo estusiasmo e quando eu comprei o ps3, de alguma forma eu passei a jogar mais o meu ps3 e o meu wii ficou parado... não comprei mais jogos para ele...
depois dos melhores lançamentos das melhores franquias da nintendo, como mario, metroid, e etc, não relei mais a mão no wii...

bom, isso foi o que aconteceu comigo, mas talvez tenha acontecido algo diferente com alguém...

e leo, é só para falar que eu comprei o littlebigplanet.
mas não vou falar nada sobre o jogo, vou de dar uma mãozinha e esperar até você fazer o seu vídeo para não adiantar nada e estragar a sua audiência, rsrsrsrs.
você vai fazer não vai?????

olá henio, eu moro no estado de shizuoka, na cidade de hamamatsu.
falou!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Realmente galera isso resume tudo sobre o nintendo wii prometeu isso akilo etc....
eu vi uma noticia faz acho que foi na uol sobre o nintendo wii que muitos comprao o nintendo wii e depsi deixao encostado para mim o unico jogo legal mesmo que e unico que eu jogeui foi o wii esporte me lembro qweu jogeui ate num evento de animes o mais engracado foi um cara que tava jogando o de boxe foi dar um soco qeu de tanta empolgacao fez foi rebolar o controle longe huahuaha

Anônimo disse...

A Nintendo ainda não mostrou todo o potencial do Wii, com certeza ira revolucionar mais do que ja ta revolucionando. Vcs vão te que me engoli hahahahjahaha

Anônimo disse...

sabe, quando lançou a nintendo wii
tipo explodiu, todo mundo so falava dele sem ao menos jogar,
q ia ser d+ , q o sensor d movimento ia ser tao bom q se vc espirrasse fora do jogo o carinha dentro do jogo espirrava junto com vc,(hahshashahs)
q nao ia ter nem chance para o play 3 e para o xbox 360!!!!!!!!!
enfim, todos esperavam muito da wii
q quando ela apareceu d verdade,
acabaram se decepcionando um pouco
tipo, a parte grafica eu esperava mais da wii e acho q ela pode fazer melhor
e como o leo disse, a wii e legal para se jogar com + d uma pessoa,
se nao vc comessa a enjoar,
comessa a enjoar pelos tipos d jogos q a wii esta oferecendo,
aquele jogador q gosta d jogo dificil aquele jogo d guerra,d suspense terror aquele jogo + dificil vai se decepcionar um pouco, pq na minha opiniao, a nintendo criou um videogame para se jogar com a familia, pq se vc jogar sozinho nao vai se divertir tanto!!!!!!!!!
lembrando q essa e uma humilde opiniao minha!!( nao estou dizendo q a consola nao e legal, pelo contrario, e bem legal, mas eu particularmente esperava +)
(CERVONI)
se tem alguem q descorda pode falar,
estamos aqui para aprender e dar opinioes nao e mesmo?!!!!!!!!!
(CERVONI)!!!!

Eng Leonardo - CJBr disse...

Bão tive tempo Anderson. Hoje passa?

Não ví, mas vou ver. :)

Qual PS3 Mark?

Essa inovação foi importante sim Victor DS, mas sinceramente pra mim ainda não está bom. Acho que foi o primeiro passo.

Olá Eng. Fabrício.
Que o Wii é para casuais, isso é fato e a Nintendo mesmo assumi, mas como o Wii é um conceito diferente, não sei se podemos chamar de inferior. Pensando em mercado e não nos gamers, a Nintendo fez até uma estratégia inteligente ao sair no nicho e ir para o maior público, que é o casual. O problema é que ela se queimou com muitos gamres.
Se hoje existisse só o PS3 ou só o XBox 360 eu estaria muito feliz, mas se existisse só o Wii eu estaria bem decepcionado com a sétima geração de consoles.
Mas muito obrigado pela opiniãoo Eng. Fabrício.

Olá Sakuminha. Isso aconteceu com você, comigo e com mais um monte de gente que tem o Wii e mais um console. rsrs
Caramba cara. Você já tem o LittlrBigPlanet?!?!?!?!
Morar em país de primeiro mundo é outra coisa. Morar em um país onde o governo te rouba todo dia é complicado. Mas domingo que vem eu devo estar com o meu também. :)

Eng Leonardo - CJBr disse...

Com certeza Cervoni.
Discutir com humildade e respeito só nos faz crescer como ser humano.

Anônimo disse...

Po ainda bem que a Nintendo não cumpriu totalmente o que prometeu, senão só ia vende Wii e os Sonystas e 360istas iriam engoli poeira. hahahahahahahahha
Olha que me considero Sonysta e acredito que o play 3 ainda vai alcançar o Wii(em 10 anos)hsuahsuashau. Pelo q vi os unicos jogos com bom gráficos são da própria Nintendo, e o Gears of War 2 vai ficar com os melhores gráficos dessa geração por um bom tempo. Léo, qunando vai ser lançado Killzone 2????????????? faz tempo q tão enrolando e prometendo o paraiso pra esse jogo, mas até agora nem previsão??

PARABÉNS PELO BLOG!!!!!

sosos disse...

eu joguei o wii antes de comprar e confesso que esperava mais. Mas 10 anos sem mario nem zelda me fizeram optar pelo wii.xD

Anônimo disse...

pois é leo, eu comprei um pacote que vinha um controle dualshock 3 e o littlebigplanet.
para mim foi bom porque eu só tinha um controle e era o sixaxis (acho que é assim que escreve... hehehe).
falou!!!!!!!!!

sosos disse...

ah, leo. pq da foto do wii com a cara do "lord"?

Anônimo disse...

pq ele ta como Vader, liquida com todos os Jedies, e também ta dominando o Império.

Diego disse...

alguém ja viu ou jogou Wii music?
o marketing é outra enganação, quem vê pensa que tem que fazer aqueles movimentos pra sair som.

decepcionante, mas o wii ainda é o melho pra mim, adoro multiplayer "offline" .

nesse aspecto o wii detona.

Michael® disse...

Leo O PS3 Mod.Core De 80GB Tem Diferenças Do Outros ?

Michael® disse...

Leo Passa No Meu Blog Qualquer Hora Tem Uma Coisa Q Eu Postei Bem Legal Link: http://noticergamers.blogspot.com/

Anônimo disse...

leo, fugindo um pouco do assunto,
qual das 3 consolas da setima geraçao tem + capacidade grafica para vc?
(cervoni)

sosos disse...

Diego, em varias entrevistas myamoto falou que para fazer diferenças nos sons depende da posição do analogico no nunchuck, ou jeja, no caso da guitarra é o mesmo que estar fasendo air guitar.

Eng Leonardo - CJBr disse...

Boa rafael. rsrsrsrsrs
Mas o Wii preto foi só pra dar um ar de lado negro mesmo Sosos. rsrsrsrs

Eu estou com o Wii Music Diego. Ainda não joguei direito, mas o que eu ví até agora é só coisa pra criança e uma puta enganação. Mas ver se melhora mais pra frente.

Dá uma olhada na Wikipedia Mark. Não sei as características desse.

Cervoni. Isso não dá pra dizer. O PS3 tem um processador bem superior, mas dizem que o XBox tem uma maior capacidade de armazenagem de dados gráficos. Isso é muito bom para as cenas não interativas, mas péssimo para o jogo.
Mas pelo monte de coisas que lí e ví, acho que o PS3 é um pouco superior sim.
Mas só no futuro vamos saber.

Anônimo disse...

ok
muito obrigado leo!!!!!!!!!!
estarei aqui para comentar o proximo video!!!!!!!!!!!
(cervoni)

Envitt disse...

É Anderson os cara são muito mais muito retardados, compram e quebram os 3 video games da ultima geração x.x, nunva ouvi fala nesse lugar Sakuminha, mas aposto que deve ser muito legal morar em um pais de 1º mundo x.x, quanto custam em medeia os video games ai ?

Vlw

Anônimo disse...

ei leo
estava pensando em vazer um video comentado sobre o guitar hero world tour
se eu fizer mesmo como mando pra vc?

Anônimo disse...

aaaa
leo,
tenho uma ultima pergunta...
o play 3 em uma tv sem alta definiçao
fica com imagens ruins?
isso mexe no grafico?
e em uma tv q so tem as entradas d audio e video?
(cervoni)

Anônimo disse...

Boa noite galera tipo tava pensando aqui sei qeu e meio impossivel masi so basta nos querer como o blog esta crecendo e talz deveria rolar umas promocao ne n ?

ganhar ps3 huahauaaaa
to falando serio tipo nos ja temos confianca no leo ai neh n?

ai oq como o blog e mt visitado tipo kda 1 deveria enviar 1 real para contra bancaria do leonardo ai ele sortiava um ps2 para algum ai depois de 1 mes ou 2 semanas faziamos isso denovo e sortiava para outra pessoa e os qeu aj tivessem ganhado ou os que ja tem ps3 n poderiao participa mais tipo deviamos nos reunir pelo msn mgroup102673@hotmail.com que o leo criou para nos converca sobre isso ?
e ai num seria legal pq vejamos ps3 e 2000 pilas se 2000 mil pessoas dar 1 rela como seria ? em 2000 pessoas + 1 real de kda uma = 2000 reais
seiq eu estou viajando mais num seria legal kda 1 ajudava

Anônimo disse...

A verdade é uma só, a nintendo sempre prometeu bronze e entregou bosta. Tenho um wii e toda vez que vou jogar alguma coisa online dá vontade de tacar a bagaça na parede. O controle é revolucionário o caramba, na verdade ele é retrogrado, desconfortável, se faz necessário comprar o classic para jogar alguns tipos de jogos. Inclusive os vendidos no wiiware e virtual console. Isso não é certo, o vídeo game tá esgotado. PS3 vai crescer, será capaz de fazer tudo o que o wii faz e na mesma geração. Veja o eyetoy, faz mais que o wiimote e é só o começo.

Túlio de Freitas disse...

Ai leo vo fugir do assunto mais se vai comprar fable 2 muito bom eu recomendo se fo compra avisa acha q vou comprar em dezembro

Diego disse...

ae anonimo, eu achei maneira a ideia, eu to dentro.

Cara, o justo da bolado, e com razao; a nintendo CAAAAGOOOOU, ahuahauhahauah.

leo e o o som do wii music tambem nao e bom ne!? quero ver se o wii sports resort promete.

Eng Leonardo - CJBr disse...

Cervoni. A imagem fica muito bom em um TV normal, mas fica excelente em um TV HD.
E manda o link do vídeo com seu nome, cidade, estado, nome do jogo e plataforma para consolesejogosbrasil@hotmail.com

Entendo perfeitamente a sua revolta Justo.

O som é razoável Diego.

O problema dessa promoção e se o cara que ganhar morar lá no Amazonas. rsrsrsrs

Anônimo disse...

aaaaa
valeu leo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(Cervoni)

sosos disse...

"O problema dessa promoção e se o cara que ganhar morar lá no Amazonas"
e qual seria o problema disso? ¬¬
pense na resposta!

Eng Leonardo - CJBr disse...

O problema é o custo de enviar uma caixa de 7Kg para o Amazonas Sosos. Quando eu fiz essa afirmação eu já tinha a resposta!Não precisei pensar agora. :)
Em que problema você tinha pensado?

Anônimo disse...

Tenta ver terça às 17h, ou quinta às 21h45min.

Unknown disse...

Galera achei mt interessante essa promocao bem que vc deveria estudar essa promocao leo
so qeu tipo tem que ser uma coisa mt bem organizada como o anonimo falou ai tem que
ver qual galera esta afim de ajudar uns aos outros
ver se tem alguma loja que possa dar desconto ai em sao paulo
virar amigo da galera e talz.....
BOm e isso ai podem contar comigo que eu ajudarei se isso sair do papel para a realidade

Anônimo disse...

eu acho que o cara do texto falou exatamente o que eu estou pensando do wii.. no começo eu ficava imaginando o que daria pra fazer com esse videogame. mas quando fui jogar na casa de um amigo me descepcionei absurdamente, claro que os jogos sao divertidos.. mais apenas em varias pessoas na minha opnião. pra mim a nintendo prometeu 1º lugar e nem completou a corrida. obs: felipe massa ganhou mais perdeu. que azar !

x12 disse...

Leo que acha de eu publicar esse post no blog do prosopopeio.blogspot.com, vc libera ok, tem seus créditos no post, da uma olhada e olha que o blog eh do redator do site da playstation.com.br, seu blog vai almentar as visitas hehe, flw amigão, fui, tah liberado o post

Eng Leonardo - CJBr disse...

Tá liberadíssimo. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Quando comprei e joguei meu Wii pela 1ª vez, era tudo o que eu esperava dele. Não me sinto enganado pela Nintendo e também não acho que a Nintendo tenha prometido tanto assim. Certamente o Wii é um console dessa atual geração. A Nintendo só ta pecando em não considerar um hd interno pro Wii e não ter suporte a 1080p. Acho que com tudo isso o Wii estaria uns 400 dólares e nao estaria vendendo 3x mais que o play3 e o 360, mas vai saber???

Eng Leonardo - CJBr disse...

O nintendo Wii tem seu público e é muito bom para esse público. Só que esse público é o que geralmente não ouviu as promessas da nintendo e dos seus parceiros.
Você pode até não ter ouvido as promessas, mas que foram feitas, isso foram. Assiste o trailer de Red Steel e vê se você já jogou algum jogo no Wii dp jeito que eles mostram.

Anônimo disse...

PARABÉNS ao Wii pelos seus 2 anos de MUITO SUCESSO. Obrigado Nintendo por ter feito um console diferente das concorrentes, pois senão não haveria essas discuções, que semore são boas hahahahahahahha
Abraço a todos Nintendistas que tem a torcida mais apaixonada dos games. Nisso ninguém ganha da NINTENDO.

Eng Leonardo - CJBr disse...

Isso é verdade. :)