quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A Corrida dos Consoles

By Eng Leonardo

Quer saber mais sobre a história e os bastidores dos consoles? Dois designers do processador CELL escreveram o livro “The Race for a New Game Machine”, que conta a história do ambicioso projeto da Sony para a criação do chip do PlayStation 3 e de como a Microsoft correu contra o tempo na arquitetura do XBox 360.

De acordo com o livro, Toshiba e IBM começaram a trabalhar no CELL em 2001 planejando gastar US$ 400 milhões em cinco anos. Se tudo ocorresse dentro dos planos, o PlayStation 3 poderia ser lançado no natal de 2005. Em 2002 a Microsoft procurou a IBM para a produção de um chip que mais tarde seria conhecido como o XBox 360. A IBM construiu um chip para a Microsoft baseado no “coração” do CELL que estava sendo desenvolvido para o Sony. E no final das contas, o XBox 360 é que foi lançado em 2005 (com uma bomba relógio dentro do capô), enquanto o PS3 só teve seu lançamento um ano depois.

Como aponta o Wall Street Journal, mesmo com todo o dinheiro e poder por trás da Sony e Microsoft, a Nintendo superou ambos em vendas usando apenas um “marketing-conceito” no seu muito menos poderoso Wii.

33 comentários:

Michael® disse...

Leo,FELIZ 2009 e Você Faz Um Otimo Trabalho Com O Blog Por Isso Vc Merece Essas 1 Milhão de Visualizações Então PARABENS

Anônimo disse...

mto show né Leo,q continue assim O blog Consoles & jogos Brasil é mto bom de saber tudo sobre alguns jogos por exemplo o Gta4 aquele bug da estatua da liberdade mto louco.
Parabens vc merece,Feliz Ano novo Leo e todos os amigos do Blog.

Unknown disse...

leo,
vc nao vai desejar um bom ano novo?

Eng Leonardo - CJBr disse...

Muito obrigado pelas mensagens galera. Fico sempre muito feliz em saber que vocês gostam o trabalho do blog.

@ Victor.
Dá uma lida no post anterior. :)

FALIZ ANO NOVO GALERA.

Anônimo disse...

eu nao entendo o q as pessoas veem no wii
o wii na minha opiniao é um videogame de 6° geraçao com um controle diferente
e legal o blog chegar as 1 milhao de visualizacoes
legal a montagem da conquista desbloqueada

Anônimo disse...

bem legal o seu blog graças a ele
seus as últimas novidades dos games e é claro estou na comunidade do orkut.Feliz 2009 léo e para os outros participantes do blog.

sou o jhony gabriel da comunidade
:)

Anônimo disse...

O xbox 360 realmente lançou 1 ano antes do PS3,mas como o Leo falou com uma bomba relógio dentro dele.
Feliz ano novo para todos do blog,muita paz,muitos games.
Abraços.

JR-JUNIOR disse...

leo me add no
MSN:juniorjosepereira@hotmail.com
wELLEY TB VLW PESSOAL

ABRAÇO LEO

Daredevil348 disse...

Leo , vc sabe uma loja boa que venda jogos de PS3 e que venda para todo o Brasil , ou se alguém souber uma loja de confiança por favor.

Daredevil348 disse...

por favor me ajudem, onde compro meus jogos tem uma variedade mto pequena

GabrielTG disse...

ALGUEM SABE SE ESTE LIVRO VAI SER TRADUZIDO???

SE FOR VOU VER SE EU CONSIGO COMPRA-LO!!!

JR-JUNIOR disse...

feliz ano NOVO LEO!

Anônimo disse...

@Amon-Rá concordo totalmente, nem eu sei o que eu vi nele. Bom paras as pessoas de jogos casuais não para um jogador hardcore. Eu por exemplo, não precisa ser totalmente hardcore mas uma historia boa, as unicas historias boas que vi no wii foi "no more heros" e "metroid 3 corruption".

"Adeus ao meu wii velho, bondia xbox novo, que xbox venha no ano, ja vai nasceu"

João Ricardo / JRGAMESX disse...

deve ser maneiro esse livro,realmente o ps3 tem quase o dobro da performance de processamento do x360,porém não isso apenas que conta.na época que lançáram o gta san andreas eu lembro que meu ps2 vivia travando,principalmente na hora das explosões que justamente é a hora que mais se exige do processador.já jogando esse mesmo jogo no xbox(antigo)nunca travava e tinha gráficos um pouco melhores justamente por causa da sua cpu e gpu mais rápidas/ps2 294 MHz CPU-XBOX 733 mhZ CPU.já hoje as coisas se inverteram.............e o ps3 é o mais rápido,porém até agora essa superioridade de processamento não se revelou.jogos como gta 4 rodam igualmente no x360 e ps3!!!más então se o ps3 tem quase o dobro de velocidade do x360 por que ambos rodam o jogo com a mesma performance???por que ambos compartilham dos mesmos erros e acertos na programação do jogo!!!quando um jogo é exclusivo para um console mais forte aí sím vc verá a diferença como era com o ninja gaiden black para xbox que tinha gráficos impossíveis de serem feitos no ps2!!!já em jogos multiplataforma não importa o quanto um console seja mais forte que o outro........ambos terão gráficos e performance quase identicas!!!ah eu tenho um x360 e não me invergonho em dizer que o ps3 é mais forte que o x360!!!

Anônimo disse...

Muito bom o post Léo.
E PARABÉNS pelo numero de visualisações parabéns mesmo cara vc merece cada agradecimento e cada elogio q qualquer um faça pq seu blog é simplesmente fooooooda!!!!!
PS: desculpa o palavrão mas num achei outra palavra para descrever o blog. ^_^

Anônimo disse...

Leo qual é melhor mirrors edge ou gta4???E me passa sua psn!!!otra pergunta,na ps home se paga as roupas do shopping center???
Feliz 2009 ha familia C&J Brasil!!!

Anônimo disse...

Desculpa pergunta das ropas da home di novu!!!!num vi q tinha me respondido no post anterior!!!

Anônimo disse...

para mim ps3 e xbox360 é a mesma coisa , sao video games bem parecidos os botoes dos controles estao n0 mesmo lugar do controle graficos sao praticamente os mesmos, a unica diferença é q os jogos exclusivos do play3 na minha opiniao é um pouco melhor doque dos do xbox360

Anônimo disse...

eu sabia, huahauhauhuahuahuhau
eu acho que o ps3 só vai começar a se destacar a partir lançamentos de games como: god of war 3, killzone 2 e o gran turismo 5(o definitivo). E quanto ao Gears of War 3 eu acho que ele vai ser praticamente igual a o segundo só os graficos que podem mudar, e um pouco da jogabilidade não acho que ele seja um adversario a altura para god of war 3!

Anônimo disse...

vc trabalha com que leo]

e feliz ano novo

[iagor]

JuNi0rFB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JuNi0rFB disse...

Leo, vc já leu ou viu esse livro? Parece ser muito interessante, vou procurar por ele, porque eu adoro ler e sobre video game, então, é melhor ainda! rsrs

Unknown disse...

Só uma correção, na parte "Em 2002 a Microsoft procurou a IBM para a produção de um chip que mais tarde seria conhecido como o XBox 360", o chip em questão chama-se Xenon. A IBM fez a CPU, não o console completo.

Anônimo disse...

Léo vc num para nem nos feriados, continue assim um cara competente como vc é. Vc sabia que vc é meu divisor de aguas quando eu estou em duvidas, pelas suas analises eu adquiri um psp e um ps3. Feliz ano novo pra vc cara.

Anônimo disse...

Na geração passada os processadores eram muito parecido. Nessa ja estão muito diferente. Agora os desenvolvidores conseguiram usar o maximo do potencial do 360, enquanto o PS3 ainda não conseguiram.
Os graficos do Gears of War 2 são os melhores possiveis no 360, e se igualam ou ficaram melhores que Metal Gear Solid 4. A diferença, é que esse será o limite do 360, ja o Playstation 3 alcançara seu limite em 2010.
A Nintendo esta rotulada como casual, e será muito dificel ela mudar sua imagem. Teria que lançar uns 3 GTA, 2 GOW, 3 MGS e SF4.
Em termos de vida util, o 360 tem mais 2 anos, o Wii uns 5 anos e o PS3 tera vida longa com mais 8 anos pela frente.

Eng Leonardo - CJBr disse...

@ Rodrigo. Não foi falado que a IBM fez o console completo.

Obrigado Anônimo. Ótimas escolhas.

@ Rafael. Eu joguei Gears 2 e MGS4 e na meinha opinião MGS4 é superior em gráficos, tanto que o jogo ganhos ou Games Award nesse quesito.

Daredevil348 disse...

Leo qual será o próximo game q vc fará mais um vidio comentado

Anônimo disse...

livro:se trauzirem para ptbr,eu irei comprar.
PS3 vs Xbox360:Nessa questão,concordo com o JR que ps3 é melhor,mais eu prefiro o meu xbox360,afinal,já enjoei de tanto joga Gran Turismo e God of War.
Anos de vida que restam ao 360:Se meus planos derem certo,quando acabar o tempo de utilização do meu,já vou estar trabalhando e comprarei um console mais atual(por inquanto n pretendo ter sony,mais 2anos é tempo,vai saber uq acontece até lá).
Desculpa pelo post imenso,Flws Galera!XD

Anônimo disse...

Não uso meu pc pra games. Como o Eng disse, um game como Assassins Creed por exemplo rodara tranquilamente no meu PC, mas quando lançarem Assassins Creed 2, as configurações do meu PC ja estarão fracas pro jogo. Então os consoles tem essa grande vantagem.
A IBM fabrica chips pro Wii tambem?

Anônimo disse...

Ta ai uma pedida pro meu professor de literatura... Não agüento mais os livros que ele passa ;D
se ele passase livros assim leria com o maior prazer.

Anônimo disse...

alguem sabe onde posso comprar esse livro?

Anônimo disse...

Nessa corrida a Nintendo esta muito, mas muito na frente.
Sony é uma empresa muito gentil, dizem q o ps3 esta kro, mas na verdade esta barato, pois a Sony perde em cada venda de Ps3. Mesmo assim vende mais q o 360, este q só sobrevive pela LIVE.
Parece q quanto maior o poder grafico menores são as vendas. hahahahahaahhahahaha
Nesse mundo, quem vai sair melhor, aquele com o melhor produto ou aquele com a maior venda.
Nem precisa de resposta.

Ds (5 anos) 95,5 m
Psp (5 anos) 46,4 m
Wii (2 anos) 46,2 m
360 (3 anos) 28,1 m
Ps3 (2 anos) 20,8 m

Não vai demorar muito para o ds e o wii se tornarem os consoles mais vendidos da história. Se cuidem ps2, ps1 e nes.

Anônimo disse...

Infelizmente concordo com o Wiimaster, parece quanto mais o console tem o poder gráfico e é completo, menos vende. :(