quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Nintendo não é rival da Sony ou Microsoft

By Eng Leonardo

É claro que Nintendo, Sony e Microsoft são fundamentalmente competidores no ramo de consoles, mas na visão da Nintendo não é bem assim que a “coisa” funciona. Mineo Koda, chefe executivo da Nintendo na Korea, disse em uma entrevista que o único “rival” da Nintendo é qualquer pessoa que não se interessa por vídeo games.

“As pessoas freqüentemente perguntam sobre a nossa rivalidade com a Sony e Microsoft e nós sempre respondemos que nenhuma das duas companhias são nossas rivais e sim os consumidores indiferentes aos vídeo games,” disse Mineo. “Muitas pessoas se distanciaram dos vídeo games e nós sentimos isso como uma crise que poderia no futuro destruir a indústria de jogos caso ela permanecesse a mesma”.

Do pondo de vista de negócios a estratégia da Nintendo foi genial, já que existem muito mais “não-gamers” do que “gamers” (hardcore), é mais inteligente fazer um produto voltado para os “não-gamers”, que representam um mercado muito maior.

Mas como será o futuro dos games influenciado por essa nova estratégia? Talvez possamos trabalhar com duas hipóteses:

(1) A Nintendo pode realmente mudar o comportamento das pessoas (“não-gamers” e jogadores casuais) e no futuro poderemos ter consoles substituindo os tradicionais jogos de tabuleiro e outros jogos convencionais, criando assim um mercado gigantesco para a indústria de games.
(2) Os consumidores “essencialmente casuais” do Wii podem achar que seu investimento na sétima geração não foi correspondido e decidir não entrar na oitava geração de consoles.

Se o mercado entender que o sucesso de vendas do Wii não tem nada a ver com a “inovação” de seu controle e sim com o seu perfil casual, sendo correta a hipótese 1 ou 2 o resultado final será um só: Os gamers hardcore serão imensamente prejudicados.

47 comentários:

Túlio the gamer disse...

primeiro!!!!!!!!!!EM relaçao ai isso nada a comentar rsrssr.

Botelho disse...

hum..

Helio Mendes disse...

uhu 3 luga

Janga disse...

yeah xP

agora vo lê =D

Alex disse...

Leo, como é a forma de pagamento da "XBox LIVE"?

Eng Leonardo - CeJ Brasil disse...

@ Alex
Olha o meu vídeo de Como Comprar Microsoft Points. Está em demonstrações no blog.
Mas você também pode pagar com o seu cartão de crédito direto no XBox 360.

Anônimo disse...

Tendo ou não tendo Wii na 8ª geração, isso não vai prejudicar os jogadores hardcore. Terão a Sony e Microsoft essa principalmente é voltada para o jogador hardcore.
Espero q o Wii traga os não gamers e não os afastem na próxima geração.

Abraço!

CRISTIAN disse...

É verdade,a nintendo procura divertir os jogadores casuais,e desenpenha muito bem seu papel, enquanto sony e microsoft são mais focadas nos hardcore lançando games cada ves melhores em questão de graficos e jogabilidade. Por enquanto o wii esta vendendo mais por causa da quantidade de gamers casuais ser maior que a dos hardcore,mas acho que a situação vai mudar a medida que os games vão melhorando vão conquistando cada ves mais.

Eng Leonardo - CeJ Brasil disse...

@ Rafael
Leia o texto de novo porque você não o entendeu!
O que atrapalharia os hardcores seria se as outras companhias seguissem o exemplo da Nintendo visando lucro. Fora diversos outros motivos.

É sempre bom fazer uma reflexão após ler um texto. :)

Anônimo disse...

Finalmente uma ilustração com o Super Wii.

hehehehehehhehe
Agora to feliz.:X

Anônimo disse...

Bah, toda mensagem q posto vc me derruba do cavalo ou melhor do burro heheheheheheheheh. eu li o texto e entendi sua explicações e opções q podem acontecer na próxima geração.
Sei q talvez Sony e Microsoft queiram investir mais no gamer novato, mas não significa q vão abandonar os hardcore.

Se não for isso, eu desisto. Seus textos são muitos complexos:)

Anônimo disse...

Também não significa q a Sony e Microsoft vão fazer um Sonyremote ou xboxremote. hheehehe

Eng Leonardo - CeJ Brasil disse...

@ Rafael
Não quero derrubar você não. Você que sempre é do contra. rsrsrsrsrs
Mas é isso que você não entendeu. O texto tenta criar uma "preocupação" no futuro. Será que a Sony e a Microsoft realmente não vão abandonar os hardcore? Eu acho que não vão mesmo, mas o XBox já quer lançar um controle como o do Wii. :)
Mas o texto é só para pensar nas possibilidades.

CRISTIAN disse...

Tomara que o sucesso do wii não prejudique os jogadores hardcore influenciando as outras empresas.

Eng Leonardo - CeJ Brasil disse...

hahahahaha
Viu como significa sim Rafael. Já tão querendo lançar um Xmote. rsrsrsrsrs
Os textos realmente não são básicos e por isso mesmo te corrigi. Para você ir treinando e no futuro espero que você é que comece a me explicar as coisas. :)

Eng Leonardo - CeJ Brasil disse...

Estã vendo como o CRISTIAN pegou o espírito da coisa?! É isso que o texto passa. :)

dias disse...

legal leo mais quando vc vai fazer o video do Uncharted: Drake's Fortune abraço

NAPSTER 01 disse...

acho que os gamers hardcore nao vao ser mto prejudicados pq os jogos casuais serao expetaculares na 8 geracao da nintendo!! so jogo jogos hardcore tenho um 360 mas se tivesse dinheiro nao compraria o play 3 mas sim o wii!!
e nao sou mto fa dos jogos casuais, mas acho legalzinho pra jogar!! mas creio que a 8 geracao da nintendo terao jogos bem mais hardcore, e que vai ter entrada hdmi entre outras coisas, mas na minha opiniao primeiro console meu da 8 geracao sera ou o 720 ou o play 4 depois o wii 2 ou sei la como vai chamar! FOI MTO LEGAL O QUE O PESSOAL DA NINTENDO FEZ!(tentou inovar, esse e o 1 passo para o sucesso dos consoles,como os oculos 3d do play 3 e vamos esperar o que o 360 vai fazer ai pra frente que eu espero que fara algo do tipo, ja a nintendo ja jogou o que tinha que jogar pra 7 geracao (jogou bem nos aspectos de inovacao)! vamos esperar a 8 geracao que para mim a playstation, a microsoft e a nintendo vao arrasar!!!!!!!!!

Filipe Santista disse...

Bom pessoal, vamos ver os dois lados da moeda.

Vai q mais pra frente esses jogadores casuais pegam gosto pra coisa e começam a se entereçar por jogos com graficos melhores e etc...

Futuramente talvez possa ter mais Gamers Hardcore e ai o Foco da nintendo se direcione para os gamers novamente!!!

Pois eu acho q ninguém começa pela primeira vez jogando um jogo estilo Metal Gear, eu acho q a pessoa vai optar por jogos mais de diverção, e não tão sérios...

MAS SE CASO ISSO NÃO ACONTECER, OS GAMERS VÃO ESTAR FRITOS... IMAGINA SONY E MICROSOFT PEGANDO O RUMO DA NINTENDO...

Valew galera...

Abraço!

Filipe Santista disse...

Bom pessoal, vamos ver os dois lados da moeda.

Vai q mais pra frente esses jogadores casuais pegam gosto pra coisa e começam a se entereçar por jogos com graficos melhores e etc...

Futuramente talvez possa ter mais Gamers Hardcore e ai o Foco da nintendo se direcione para os gamers novamente!!!

Pois eu acho q ninguém começa pela primeira vez jogando um jogo estilo Metal Gear, eu acho q a pessoa vai optar por jogos mais de diverção, e não tão sérios...

MAS SE CASO ISSO NÃO ACONTECER, OS GAMERS VÃO ESTAR FRITOS... IMAGINA SONY E MICROSOFT PEGANDO O RUMO DA NINTENDO...

Valew galera...

Abraço!

bruno disse...

ja penso léo num futuro proximo só existir jogos como : mario kart , crash , wario , e por ai vai

bruno disse...

rsrsrss

RLWADE disse...

Digo e repito,não quero jogar talvez um novo metal gear solid no nun-chuck!!!

Luiz Felipe disse...

ae leo 2 coisas
primero q q eu faça um video de snes do primero mario kart eu axo

segundo axo q fui eu q falei do xmote pra vc mas axo q n rola pq eles queriam lança no ano passado e nesse ces nem tocaram no assunto

David_LM disse...

Na minha Humilde opnião, eu acho que se a Sony e a microsoft no futuro fazer videogames e jogos casuais terão menos lucros pois a concorrencia ira ser maior do que ja era pois era so Sony e microsoft e no futuro ira ser Sony microsoft e a nintendo

ortiz disse...

Gostei muito do post! eu recentimente li uma reportagem na revista rox(revista oficial do xbox) que mostrava um entrevista do cliff bleszinski (o criador e produtor de gears of war).
E nessa entrevista eu percebi que, o mercado de jogos apesar de sabermos que são muitos jogadores casuais mas quem realmente movimenta o mercado são os jogadores hardcore eu creio que quem joga o nintendo wii nessa geração provalvelmente jogará em um console da sony ou da microsoft na proxima geração poís a casualidade não será tão atrativa como um dia ela foi!pois será mais legal jogar jogos mais completos gow,mgs,cod,etc...
abraços ao pessoal do blog!!
e parabens eng leo gostei muito da suas opinião sobre esse assunto!!
obrigado pelo espaço!

raphael disse...

É legal esse texto mais infelismente não tenho nada para comentar! Só lhe dar os parabêns =D.Não é que sou chato não mais, quando vai fazer o vídeo do Dirt? estou loko para ver como ele é,para comprar para o meu pc. Há rsrsrsrs eu posso fazer parte do CeJ? NÃO TENHO CONSOLE NENHUM MAIS TENHO O MEU PC , MAIS PODE TER SERTEZA QUE AGUENTA RODAR OS JOGOS QUE TENHO, TUDO NO ALTO.Se vc aceitar vai demorar um tempinho para min arrumar as coisas. =D
Abraços e fique com Deus.

raphael disse...

Esqueçi os games que eu tenho original : Race Draver : GRID, Call of Duty 4.os piratões são : Crysis , nfs Most Wanted , Carbon , pro street. Só que não vou mostrar eles não ,pq não os jogo mais =D e estão apagados .

Thiago disse...

Acho que tanto o futuro como o presente e o passado dos games é e será bancado pelos jogadores hard. Nenhuma produtora faz jogos para não vender e é o que acontece no wii. Com poucas excessões poucos jogos chegam a casa do milhão. O que não ocorre nos ps3 e xbox 360. O futuro já está escrito, o ps3 crescente com acessórios fantásticos como o eyetoy, futuros óculos 3d e o que mais quiserem fazer e o wii vendendo console a dar com o pau só que com produtoras gastando pouco para vender poucos jogos, enquanto a rapaziada do play enche a pança com street fighter 4, gta4, little big planet e tudo mais...

Nikes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nikes disse...

eu não acredito que são tão imensamente prejudicados do jeito q vc expressa leo
acredito que com o passar do tempo vamos ter muitas opções e eu tenho esperança que o wii mesmo que seje uma porcentagem muito pequena em relação aos outros consoles tende a evoluir muito
o mundo é dos espertos, eles foram espertos, podendo lucrar com os gamers hardcore e os não-gamers ao mesmo tempo (oq eu n acho tão impossivel assim, pois até onde eu vejo, há muitos não-gamers nos jogos online de computadores por mais ruins q sejam os atraem por estar mais perto deles do que os consoles)
então é bem provavel que a nintendo n vá excluir um grupo de pessoas dessa maneira
ou seja até o mercado entender issu, acredito que o wii vá fazer outras inovações mesmo que seje desse estilo mesmo.
mesmo assim vo comprar um ps3 ><

Trypaseca disse...

Concordo em genero numero e grau com a reportagem e comentarios.

rafael disse...

LEONARDO add eu no seu orkut?
se for add meu link é http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=5343969591198778252
add la eu não consegui encontrar a comu da C&J vlw!

WiiGod disse...

sim claro. e o Grêmio não é rival do Inter, o Brasil não é rival da Argentina, Gary não é rival do Ash e os Sao paulinos são homens.

Elton disse...

Realmente eu não acredito que a maioria dos compradores do wii sejam casuais, na minha opinião a maioria dos compradores são "curiosos" (nem sempre gamers hardcore) que querem testar e aproveitar o novo sistema de controle do vide-game e nintendistas antigos que com o sucesso do video-game tiveram um insentivo a mais para comprar o console. Mesmo o wii não sendo o melhor e mais potente da geração, ele conseguiu alcançar à todos os públicos, como a atual fílosofia da Nintendo propunha, e praticamente solidificou a empresa novamente no mercado dos video-games de mesa.

Jiraya disse...

Realmente foi uma boa estrategia da nintendo fazer um video game voltado a esse publico de maior quantidade.Mas tomara que esse publico junte-se aos jogadores hardcore e que tenha jogos bons para todos os gostos.
abraçao leo.

Peter disse...

Num entendi???
Mas eu acho q nos livramos do wii!!!

BuenaOnda disse...

Leo vai jogar um SAMBA DE AMIGO e esqueça sangue altamente renderizado por um tempo.

Anônimo disse...

eu acho uma besteira a sony a microsoft e nitendo ser rivais eles poderiam se amigos.

Wii disse...

Wii é o melhor console de todos os tempos.

Artxx - CrashGamer disse...

Para mim a Nintendo foi meio besta, pois descartou os "hardcores" e perdeu muita confiança desses "clientes"...Tanto que meu Wii tah parado à um mês...

NAPSTER 01 disse...

eu acho q todo mundo nao deve falar nda!!! PQ NINGUEM SABE DE NDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
so temos que esperar pra ver!!!

NAPSTER 01 disse...

ATE OS MEUS COMENTARIOS FORAM ABSURDOS!!

Luiz Felipe disse...

oi gnt

Anônimo disse...

Na boa, estou com medo de no futuro os games hardcores desaparecem nos consoles, se isso acontecer digo que a salvação para gamers do gênero será o PC que tem muitas variedades de jogos! Porém duvido muito que esse tipo de jogo irá desaparecer por completo, ninguém quer só ficar no game casual né (embora sejam divertidos mas não complexos) É isso que acho!

juba disse...

o wii nao é um video game que atrai os jogadores hardcore pois ter jogos muito infantis o jogo mais sangrento que eu vi no wii mk armageddon que nao e muita coisa

juba disse...

o wii esta errado pois o melhor video game e o xbox360